Após adiamento, Série C será definida nesta segunda-feira

Campinas, SP, 17 (AFI) – Depois de muita confusão, o STJD do Rio de Janeiro deve, nesta segunda-feira, finalmente dar o parecer final acerca do caso Rossini, que pode eliminar o Imperatriz-MA do Campeonato Brasileiro da Série C e trazer de volta a Tuna Luso-PA.

O julgamento foi adiado por uma semana devido a um pedido da defesa de que as súmulas dos jogos do Imperatriz-MA não estavam claras e não poderiam ser analisadas corretamente. O pedido foi acatado e os jogos do Imperatriz-MA e Rio Branco-AC foram adiados em três rodadas, contando a rodada desta quarta-feira, deixando defasados os Grupos 25 e 26.

A acusação é que o clube maranhense escalou o meia Rossini de forma irregular no clássico contra o Sampaio Corrêa-MA, pela quinta rodada da segunda fase – a partida terminou empatada, por 1 a 1.

Rossini estaria suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A diretoria errou na contagem dos cartões e achou que o jogador tinha condições de atuar. O erro da diretoria do Imperatriz foi desconhecer a regra que diz que quando um jogador recebe dois cartões amarelos e, consequentemente, o vermelho, os dois amarelos são anulados e apenas o último conta para efeito de suspensão. Contra o Ananindeua, dia 18 de agosto, Rossini foi expulso após o segundo amarelo.

O jogador recebeu o terceiro amarelo no dia (26/08) contra o Rio Branco e não poderia ter atuado contra o Sampaio, no dia 29. O erro partiu da própria equipe do Imperatriz, e não da CBF, estando, portanto, o atleta de fato irregular.

Confira a lista de jogos de Rossini e seus cartões amarelos:
07/07 – Paysandu (atuou e recebeu 1 amarelo)
14/07 – Araguaína-TO (atuou e não recebeu amarelo)
18/07 – Ananindeua-PA ( 2 amarelos e 1 vermelho)
22/07 – Araguaína–TO (não atuou, cumprindo a automática do vermelho)
28/07 – Ananindeua-PA (atuou e recebu 1 amarelo)
08/08 – Paysandu (não atuou pensando cumprir a suspensão pelo 3º amarelo)
15/08 – Sampaio Corrêa-MA (atou e não recebeu amarelo)
19/08 – Rio Branco–AC ( atuou e não recebeu amarelo)
22/08 – Tuna Luso-PA (atuou e não recebu amarelo)
26/08 – Rio Branco-AC (atuou e recebeu 1 amarelo)*(3º cartão amarelo)
29/08 – Sampaio Corrêa-MA (atuou e recebeu 1 amarelo)
02/09 – Tuna Luso-PA (atuou e não recebeu amarelo)