Apito Oficial: Silvia, obrigado. Arbitragem não a esquecerá
Apito Oficial: Silvia, obrigado. Arbitragem não a esquecerá
O ano vai chegando ao fim e, com ele, infelizmente também chega a hora de vários colegas encerrarem a sua carreira. Há duas semanas, aliás, falamos de Walter José dos Reis e de outros que, devido ao fato de atingirem o limite de idade (45 anos) são obrigados a pendurar o apito. É o caso também da nossa querida Sílvia Regina de Oliveira que, nesta semana, informou em seu blog a sua “aposentadoria”, mesmo antes de completar os 45 anos.
Sílvia foi a primeira mulher do Brasil a comandar uma partida masculina, fato que marcou a história do futebol paulista e brasileiro. Atuando desde 1980, quando fez o primeiro curso na Liga de Futebol de Mauá, sua estréia aconteceu dois anos mais tarde, como árbitra-assistente em um amistoso entre formandos da Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol.
Mas sua carreira começou a decolar um bom tempo depois, mais especificamente a partir de 1997, quando atuou no Campeonato Paulista de Futebol Feminino. Em seguida, passou a fazer parte do primeiro quadro de árbitros de São Paulo, época em que se tornou famosa.
Embora não mais apite a partir de 2008, Sílvia Regina – para a alegria de todos nós – não vai se afastar totalmente do futebol. Ela será instrutora na formação de novos árbitros, direito conquistado após ter concluído o curso certificado pela Fifa, e poderá auxiliar na formação de novos profissionais do apito.
“Já estava chegando a hora, pois temos um limite de idade para arbitrar e o meu limite chegou. Creio ter contribuído bastante com o futebol, desbravando as fronteiras para mulheres árbitras (verdadeiramente árbitras por paixão), e desfrutei muito disto tudo, fazendo um currículo vasto com clássicos, mundiais, Olimpíadas, etc. Espero poder trabalhar e ajudar a implantar toda a metodologia da Fifa para formação de árbitros, e espero também continuar sendo feliz no futebol. Quero agradecer muito a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para minha carreira de árbitra”, disse a árbitra Fifa em seu blog.
Nós, minha cara Sílvia, seus colegas de apito, e o futebol como um todo é que agradecemos tudo o que você fez pela arbitragem feminina do Brasil. O único problema é que a gente já está com uma saudade danada…
Assuntos Institucionais
Assembléia da Cooperativa, dia 11/12
Os árbitros receberão convocação para reunião da Cooperativa, de elevada importância, haja vista que deverá ser deliberado sobre a remuneração dos executivos Silas Santana, Arthur Alves Júnior e Aline Lopes Lambert. De nossa parte, somos favoráveis a esta remuneração.
Festa de Final de Ano
Com muita satisfação participamos da 27ª Festa de Encerramento das Atividades, no último dia 30/11, com quase 400 pessoas presentes. Um salão com capacidade para 1.000 pessoas recebeu a alegria dos associados com a certeza do dever cumprido. Agradeço ao vice-presidente, Dárcio Pereira, ao Tesoureiro, Joel Teixeira Caires e aos funcionários pela organização de mais este evento.
Site da ANAF
Solicitamos que os árbitros acessem o site www.anaf.com.br e leiam a farta documentação colocada à disposição.
Livro da Arbitragem
Estamos finalizando o primeiro de dois livros. Após a rodada do último domingo, fizemos as atualizações e enviaremos à gráfica os dados oficiais de 1967 a 2007, portanto 40 anos de estatísticas dos Campeonatos Brasileiros. Algumas informações curiosas poderão ser observados neste trabalho maravilhoso.
Carteira Social 2008
Enviar as fotos 3×4 para confecção das carteiras 2008.
Lista Telefônica
Encerrou-se o prazo para os associados manifestarem-se sobre a divulgação dos telefones. A edição ficará pronta em 2008.





































































































































