Aparelho usado no futebol pode ajudar no diagnóstico do coronavírus
O Oxímetro é usado para medir o oxigênio do sangue e pode ser encontrado em qualquer farmácia
O Oxímetro é usado para medir o oxigênio do sangue e pode ser encontrado em qualquer farmácia
Campinas, SP, 27 (AFI) – O futebol brasileiro está próximo de ser retomado. Muitas federações, inclusive, aguardam apenas o “ok” dos governos estaduais para reiniciarem os campeonatos que foram paralisados por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus.
A expectativa é que no começo de maio a maioria dos clubes já retorne aos treinamentos. Devido ao tempo que os jogadores ficaram afastados dos gramados, os preparadores físicos e fisiologistas terão um trabalho redobrado nesta volta.
APARELHO ADEQUADO
Um aparelho que pode ajudar nessa preparação atende pelo nome de Oxímetro, que já é usado por alguns clubes, mas não com a frequência adequada. Ele consegue medir o oxigênio do sangue.
Para o fisiologista Clodoaldo Dechichi o aparelho é sub-utilizado no esporte, principalmente no futebol.
“O oxímetro deveria ser usado diariamente nos treinamentos. Mas isso não acontece. Na maioria das vezes ele só aparece no trabalho nas mãos de algum fisiologista. Mas é uma ferramenta fundamental para o condicionamento físico, como dos jogadores de futebol” – explica o fisiologista de Campinas e com passagens por vários clubes do Interior.
AJUDA NO CORONAVÍRUS
Mais do que isso. O Oxímetro também pode ajudar a detectar pessoas com coronavírus. Essa possibilidade foi levantada pelo médico americano Richard Levitan em artigo publicado recentemente no jornal New York Times.
“Existe uma maneira de identificarmos mais pacientes que têm pneumonia da Covid mais cedo e tratá-los com maior eficácia. É detectando precocemente a privação de oxigênio silenciosa, por meio do oxímetro de pulso”, disse Levitan.
Um dos sintomas do novo coronavírus é a falta de ar, pois reduz o nível de oxigênio no sangue. E é aí que entra a importância do Oxímetro, que pode ser encontrado em qualquer farmácia e seu valor varia de R$ 130,00 a R$ 250,00.
DIAGNÓSTICO
De acordo com o padrão médico, pessoas saudáveis e sem doenças respiratórias ou cardiovasculares precisam ter concentração de oxigênio igual ou superior a 96%. Menos que isso liga o sinal de alerta de que possa haver algo errado.
Se isso for observado com antecedência, a pessoa pode ter um diagnóstico precoce do novo coronavírus antes que o pulmão esteja prejudicado, aumentando assim a chance de cura.






































































































































