Ao ceder empate no final, Ponte evita que os seus erros sejam mascarados
Avaí conquista empate aos 45 minutos do segundo tempo, com gol de pênaltií
Ao ceder empate no final, Ponte evita que os seus erros sejam mascarados
A Ponte Preta convive com os seus velhos problemas, e por isso não pode se queixar do empate por 2 a 2 com o Avaí na noite deste sábado, em Araraquara.
Se sustentasse a vitória por 2 a 1, de certo mascararia mais uma das atuações irregulares pelo Campeonato Brasileiro da Série B.
Sofreu o gol aos 45 minutos do segundo tempo em pênalti infantil cometido pelo atacante Júnior Santos, que ergueu demais o pé e atingiu o lateral-esquerdo Capa. A cobrança foi convertida pelo lateral Guga, do Avaí.
Neste sábado a Ponte abusou dos erros de passes. Até o volante João Vitor, que passa a bola corretamente, é inserido neste contexto.
Tivesse que haver um vencedor neste jogo seria o Avaí, que ainda no primeiro tempo, em cobrança de falta, o meia Renato chutou a bola na trave.
Falha do quarto-zagueiro Léo Santos, ao perder a bola infantilmente, ensejou chance para que Rodrigão marcasse. Todavia o goleiro Ivan fechou o ângulo e o atacante chutou a bola pra fora.
Danilo Barcelos errou passe nas proximidades de sua própria área, e o chute de Renato foi descalibrado.
Ainda no primeiro tempo, em descuido do miolo de zaga pontepretano, Renato, livre, cabeceou fraco e facilitou a defesa de Ivan.
No segundo tempo, perda de bola infantil do lateral-esquerdo Ruam, da Ponte, só não foi comprometedora porque Getúlio – que havia substituído Rodrigão – chutou a bola pra fora, após ganhar a jogada na corrida de Léo Santos.
A estatística do jogo fala por si só. A Ponte criou três chances e marcou dois gols através do atacante André Luís. Além disso, a cabeçada no travessão do centroavante Hyuri, que havia entrado no lugar de Barcelos aos 20 minutos do segundo tempo.
ELENCAR PROBLEMAS
Quem se dispuser a elencar problemas deste time pontepretano tem que citar inicialmente que apenas o atacante André Luís é jogador diferenciado, que dribla e finaliza.
Aí a discussão caminha para a preparação física, quando se constata que mais jogadores – além de Danilo Barcelos – estão redondos no elenco.
Irremediavelmente é preciso citar a falta de qualidade na organização de jogadas e nulidade de jogadas pelo setor esquerdo.
Ruam, improvisado na lateral-esquerda, havia mostrado transição rápida ao ataque nos primeiros jogos na equipe, mas ficou naquilo.
Pior é que defensivamente, na bola aérea, perde jogadas devido à estatura.
Na cobrança de falta do lateral-esquerdo João Paulo, do Avaí, aos sete minutos, Renato ganhou a disputa de cabeça como quis de Ruam, e ajeitou a bola para o interior da área, encontrando Rodrigão livre, para acertar um voleio indefensável.
Onde estava Léo Santos na jogada? Marcando a própria sombra, quase embaixo do gol.
Aí enumere a falta de atitude deste time pontepretano. Em vez de acelerar o jogo na tentativa de furar a forte linha de marcação catarinense – com três zagueiros – e recuo natural, a boleirada da Ponte rodava a bola lentamente, abusava de recuos, e não dava indícios de ameaçar o adversário.
Surpreendentemente, Júnior Santos recebeu a bola dentro da área, escapou de um zagueiro do Avaí, foi ao fundo de campo e cruzou rasteiro para André Luís empatar aos 31 minutos.
PONTE VIRA
Claro que a Ponte não fazia por merecer virada no placar, quando André Luís, em jogada individual, arriscou chute de longa distância e o goleiro Aranha, pesado, não teve impulsão pra tentar a defesa: 2 a 1.
Naquela altura Barcelos – que sequer deveria ter sido escalado – já havia sido substituído.
Demorou para o treinador João Brigatti sacar Orinho, desmotivado, mal fisicamente, e errando demais. Problema é que o volante André Castro, que o substituiu, mostrou condição física aquém do exigido e falta de ritmo.
Assim, restou à Ponte se defender e sustentar um resultado achado na partida.
E quando se presumia que até seria possível, Júnior Santos colocou tudo a perder ao cometer o pênalti.





































































































































