Antônio Boaventura: Seleção responde aos críticos e empolga população

No final, Felipão ficou com um grupo tarimbado na Europa

0002048082043 img 1

Quero aqui me redimir das críticas realizadas à Seleção Brasileira desde a Era Mano Menezes quanto a de seu sucessor Luiz Felipe Scolari, que em pouco tempo conseguiu formar uma ótima equipe com bons atletas, além de valorizar um dos patrimônios culturais de nosso País junto a quem de direito é seu real proprietário, a população brasileira.

Critiquei e contestei por diversas oportunidades as convocações de inúmeros atletas por Mano Menezes, atual técnico do Flamengo, a falta de padrão de jogo e incoerência em suas escolhas. Acredito que ele confiou demais na condição técnica de nossos jogadores, que há tempo não é mais a mesma, apesar das conquistas individuais e coletivas. Chegamos neste período a ridícula 22ª colocação no ranking da FIFA, atrás de seleções sem nenhuma expressão no futebol mundial como a Bósnia.

0002048082043 img

Lembro que nos últimos anos trocamos os craques que jogavam por música pelos bons jogadores, frutos da ingerência proporcionada pela falta de Ordem que destrói o nosso Progresso, como relatado nas edições do ótimo programa Conexão Repórter sobre a deficiência administrativa do nosso futebol, cujo título foi “Os Porões do Futebol”.

Derrubou o Verdão
Contestado e tido como principal responsável pelo rebaixamento do Palmeiras a Série B do Campeonato Brasileiro, mesmo após o título da Copa do Brasil, Felipão reconstruiu a Seleção Brasileira com os bons jogadores e devolveu a Terra Adorada uma de suas maiores paixões com o bom futebol apresentado e o tetracampeonato da Copa das Confederações.

Foi louvável, apesar da censura que houve, a postura de alguns atletas sobre os manifestos populares que desencadearam durante a disputa da competição realizada pela ditadora FIFA. Os populares desta Pátria Amada provaram que são a favor dos grandes eventos e contra as desordens que acercam a realização destes em detrimento as necessidades básicas como Saúde, Educação, Segurança, Transporte, enfim.

Mas o que dizer daqueles que antes os coloquei longe das Margens Plácidas como o goleiro Júlio César, que sem dúvida nenhuma provou o seu valor e com muito mérito foi eleito o melhor da posição e do atacante Hulk, que para Felipão tem a mesma importância tática que Luan tinha no Palmeiras, isso sem contar que a nossa Seleção é composta por atletas que integram elencos milionários das principais equipes do mundo.

0002048082045 img

Turma tarimbada
Não podemos contestar os frutos desta Terra Garrida que produz lindos Campos e com muitas Flores. São atletas que defendem nada mais nada menos que o todo poderoso Barcelona, da Espanha, o também espanhol Real Madrid, o alemão Bayern de Munique, o inglês Chelsea, o francês PSG e os gigantes do nosso futebol interno como o Atlético Mineiro. Provaram o seu valor e merecem todo nosso respeito.

Ficou mais do que provado que juntos podemos fazer a diferença em qualquer esfera, seja ela esportiva ou política. E que todas as nossas necessidades sejam devidamente atendidas, e esqueçam os interesses de terceiros, até por que eles não estão interessados na nossa gente e sim naquilo que podemos proporcionar. Aliás, é bom lembrar que estamos no caminho certo rumo á Copa do Mundo, mas que precisamos trabalhar muito mais para quebrar os paradigmas e a desconfiança que cercam a Seleção, que acredito haver uma redução considerável.