Antes Bruno José era só assistente; hoje também é definidor no Guarani

O atacante mudou a forma de se movimentar, investe em jogadas pessoais e finaliza e marca gols. Méritos de Umberto Louzer nos treinamentos.

Com a chegada do treinador Umberto Louzer no Guarani, o atleta passou a adicionar outras características. Começou a marcar gols

Brasileirão - Série B
Bruno José, além de assistente, virou finalizador no Guarani. Foto: Thomaz Morastegan - GFC


BLOG DO ARI


Campinas, SP, 4 (AFI) – O parceiro Léo (PR) fez rasgados elogios ao atacante bugrino Bruno José, na seção de comentários no link https://blogdoari.futebolinterior.com.br/, e, entre críticas que o atleta recebeu ao longo do percurso em Campinas, ele fez questão de me citar, ressaltando que o julgava como jogador de contra-ataque.

Cabe-me informar ao leitor Léo que quando Bruno José, cedido por empréstimo do Inter (RS) ao Brasil de Pelotas em 2020, neste mesmo espaço fiz citação aos dirigentes do futebol de Campinas para ficarem de olho no atleta, pela capacidade de arrancar com a bola em contra-ataques, característica daquela equipe gaúcha na ocasião.


E quando o Brasil ganhou do Guarani por 3 a 1, em Pelotas (RS), no dia 13 de dezembro de 2020, com um gol de Bruno José, foi reafirmado aqui que ele seria aposta válida quer para o Guarani, quer para a Ponte Preta.

Quis o destino que a trajetória seguinte do atleta fosse o Cruzeiro, onde alternou algumas boas partidas e outras nem tanto convincentes, a exemplo do que ocorreu na temporada passada já no Guarani.

ASSISTÊNCIA

Se antes a característica de Bruno José era criar jogadas em velocidade pelo lado direito do campo e funcionar basicamente como jogador de assistência, eis que, com a chegada do treinador Umberto Louzer no Guarani, o atleta passou a adicionar outras características.

Flutuar ora pelo lado esquerdo, em inversão de posicionamento com João Victor, ora centralizado.

Nem é preciso acompanhar treinamentos do Guarani para chegar à lógica conclusão que Bruno José passou a intensificar treinamentos de arremate ao gol adversário, quando investe em jogadas pessoais.

Assim, a compensação foi transformada em gols.

Portanto, Léo, passe a observar quando um atleta ainda jovem comece a adicionar características que resultam em aproveitamento para ele e ao seu clube.

OUTROS INDICADOS

Embora não seja atribuição de jornalista esportivo indicar jogadores, nos últimos tempos optei por palpitar sobre aqueles que mostraram qualidades e tidos como contratáveis pelos clubes de Campinas.

Bastaram dois jogos de observação sobre o atacante Derek pela Chapecoense para detectar as suas reais qualidades. Aí o atleta se lesionou, foi para a reserva no clube catarinense, sem que o rendimento fosse repetido quando entrava no transcorrer de partidas.

Todavia, como quem sabe não desaprende, assim agiu o Guarani quando decidiu contratá-lo.

CRYSTIAN BARLETTA

Por sinal, do clube catarinense foram citados também o lateral-direito Mailton e atacante Crystian Barletta.

A Ponte contratou Mailton, sem que o atleta tivesse sido bem direcionado para render conforme as suas possibilidades, como ocorreu nos anos anteriores no Operário (PR).

Quando defendiam o Náutico, o lateral-direito Hereda e zagueiro Wagner Leonardo também mostraram credenciais para jogar no futebol de Campinas. Logo, foram citados aqui, mas não vieram.

DANIEL PAULISTA

Treinador fazer sucesso num time de estrela é fácil, mas do limão fazer uma boa limonada é atribuição mais complicada, e Daniel Paulista, no Confiança de Sergipe, já havia mostrado como se faz um time bem agrupado em campo em 2020, com jogadores igualmente indicados neste espaço para o futebol de Campinas como o zagueiro Matheus Mancini e atacante Reis, que se transferiu ao futebol coreano.

ERRO DO COLUNISTA

A exemplo de escolhas equivocadas de dirigentes em contratações de jogadores, rasguei elogios para o meia Marcinho em 2020, pelas atuações convincentes no Sampaio Corrêa, e o atleta fez questão de desmentir minhas observações, em caso que assumo como erro de indicação.

Por quais razões precisam ser identificadas, nem de longe o atleta repetiu no Cruzeiro, Guarani e Criciúma aquilo que já havia mostrado na primeira passagem pelo futebol maranhense. Por sinal, ele já rescindiu contrato com o Sampaio Corrêa para jogar no Catar.

Confira também: