Anão contratado em festa de Yamal defende atleta: 'Nos deixem trabalhar
Craque do Barcelona enfrenta denúncia após comemoração de aniversário.
Festa de 18 anos do craque do Barcelona gera polêmica e pode render multa milionária.
Barcelona, ES, 13 (AFI) – A festa de 18 anos de Lamine Yamal terminou em confusão na Espanha. O atacante do Barcelona foi denunciado por contratar pessoas com nanismo para animar o evento, atitude que gerou forte reação da Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE). A entidade classificou o caso como “espetáculo que use pessoas com deficiência para provocar ridicularização”.
Um dos quatro artistas contratados saiu em defesa do jogador, afirmando: “Ninguém nos faltou ao respeito, nos deixem trabalhar em paz. Não entendo porque tanto alarde. Somos pessoas normais que fazem o que querem, de forma absolutamente legal. Em nenhum momento humilharam as pessoas com nanismo. Há alguns anos que estas pessoas (ADEE) nos prejudicam, querem proibir um trabalho de que gostamos e em nenhum caso ofereceram trabalho ou cursos às pessoas afetadas. Trabalhamos como animadores, porque não o podemos fazer por causa da nossa condição física?”
BARCELONA E LAMINE YAMAL ENVOLVIDOS EM POLÊMICA NA ESPANHA
A legislação espanhola dos Direitos das Pessoas com Deficiência proíbe “espetáculos ou atividades recreativas em que se use pessoas com deficiência para provocar a piada ou o escárnio de modo contrário ao respeito devido à dignidade humana”. Por isso, a ADEE condenou publicamente a contratação dos animadores e prometeu tomar medidas legais e sociais para garantir a dignidade dos envolvidos.
Em nota oficial, a associação destacou que os fatos contrariam a lei e os princípios de respeito e igualdade. A presidente da entidade ressaltou que a visibilidade de um atleta como Yamal agravou a situação.
MULTA MILIONÁRIA PODE ATINGIR JOGADOR DO BARCELONA
Se a Justiça considerar a infração como muito grave, Yamal pode receber uma multa de até 1 milhão de euros, valor que supera R$ 6,5 milhões na cotação atual. A polêmica segue agitando os bastidores do futebol espanhol, enquanto o Barcelona já se reapresentou para a temporada e o jovem mira desafios como Copa do Mundo e Champions.






































































































































