Análise Domingos Sávio Baião: A importância de uma partida de futebol
Vou arriscar: Não estou acreditando em uma vitória do Fluminense e não ficarei surpreso se o Grêmio sair vencedor
O empate entre Flamengo e Corinthians ficou de bom tamanho para os outros. É assim que a igualdade passou a ser considerada no futebol após a criação dos três pontos por vitória e em especial nas competições de pontos corridos. No caso do futebol brasileiro com um agregado a mais: ser o número de vitórias o primeiro critério de desempate após a igualdade em pontos. Se a gente for procurar o que mudou com o empate desta quarta-feira, aparentemente apenas mais um pontinho para cada uma das equipes e a troca de posição do Corinthians com o Cruzeiro, só que este, tem a chance de ainda vencer na rodada.
O empate não foi suficiente para o Corinthians superar o Fluminense, que tem melhor saldo de gols e ainda joga na rodada. O empate pode ter servido para o Corinthians se manter na terceira posição ao final da rodada, porém mais longe dos números em relação aos dois primeiros: Fluminense e Cruzeiro, claro, se estes fizerem seus resultados. E para o Flamengo? Por incrível que pareça, mesmo com o Flamengo não saindo do lugar, o empate deu um certo alívio.
Com mais um pontinho conquistado o Flamengo não pode ser mais superado na rodada por Atlético-GO e Guarani, possibilidades levantadas na análise de ontem. O Flamengo ganhou também mais um fôlego em relação ao Atlético-MG e ao Vitória, agora, o Flamengo deixou de fazer o dever de casa e ganhar folga total, sem preocupação com o rebaixamento.
Comentado o que já passou vamos ao jogo mais importante entre os três que serão realizados nesta quinta-feira: Fluminense e Grêmio. O que é mais importante? Para quem? Já deve estar a minha afirmativa sendo questionada por torcedores do São Paulo e do Atlético-PR, ou pelos torcedores do Atlético-GO e Ceará, os outros confrontantes da noite desta quinta.
Estabeleci o grau de importância pelo fato de estar o Fluminense na liderança e por ser a conquista do título o objetivo maior de uma competição esportiva. Se o Fluminense vence o Grêmio, mantém a liderança até o final da rodada, abre três pontos em relação ao Corinthians e fica torcendo por um tropeço do Cruzeiro no sábado para aumentar a diferença em relação ao time celeste.
Agora, se o Fluminense tropeça, o Corinthians vai agradecer pela recuperação do terreno e o torcedor do Cruzeiro vai ficar empolgado com a possibilidade de assumir a liderança. Com uma vitória, o Grêmio deixa a oitava posição e entra no G4 até o sábado, superando: Atlético-PR (desde que não vença o São Paulo), Botafogo, Internacional e Santos.

Vou arriscar: Não estou acreditando em uma vitória do Fluminense e não ficarei surpreso se o Grêmio sair vencedor. Nos outros jogos, para não ficar em cima do muro, acredito que o Atlético-GO vença o Ceará e que, o São Paulo, pelo fato de estar jogando em Barueri, perdeu a condição de favorito e o jogo ficou muito igual. Eu volto no sábado, analisando os quatro jogos realizados e os seis que fecham a rodada.
Domingos Sávio Baião – Colunista Esportivo dos jornais O Tempo e Super Notícia em Minas Gerais, especial para o FI





































































































































