América-SP planeja retorno à Bezinha e busca sediar Copinha em 2026

América-SP planeja voltar ao futebol em 2026: clube mira a Bezinha e negocia reformas no Teixeirão para tentar ser sede da Copinha.

IMG 4782
Depois de ficar sem calendário em 2025, o Rubro pretende disputar a Segunda Divisão e preparar o Teixeirão para receber jogos da Copa São Paulo. (Reprodução/AFC)

São José do Rio Preto, SP, 17 (AFI) – Depois de ficar sem calendário em 2025, o América-SP trabalha para retomar as atividades profissionais na próxima temporada. O objetivo do Rubro é disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Bezinha) e, paralelamente, ter o estádio Teixeirão como uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026.

A ausência de competições nesta temporada foi a primeira em mais de 60 anos de história. O clube enfrentou problemas com a liberação do estádio junto à Federação Paulista de Futebol (FPF), o que motivou a desistência da Bezinha. Além disso, uma grave crise financeira e administrativa culminou no afastamento do então presidente Luiz Donizette Prieto, o “Italiano”, pela Justiça.

PRIORIDADE É VOLTAR A DISPUTAR A BEZINHA

Rebaixado da Série A4 em 2024, o América-SP não entrou em campo profissionalmente neste ano. O atual presidente, Marcos Cezar Vilela, afirmou que a retomada na Bezinha em 2026 é a meta principal.

“A prioridade do América, e é de conhecimento de todos, é a Bezinha. Nós estamos com um trabalho na base e é um planejamento de conseguirmos êxito para nos reforçarmos para a Bezinha. Neste ano não disputamos e não tivemos nem uma lista B. No ano que vem poderemos ter essa lista com atletas que disputarão a Copinha e poderão trabalhar na Bezinha. Essa é a integração que a gente busca”, explicou o dirigente.

Em 2025, o América manteve apenas suas atividades nas categorias de base, em parceria com a empresa Sivieri Sports, que gerencia o setor e detém 50% dos direitos sobre eventuais negociações de atletas formados no clube.

TEIXEIRÃO PODE VOLTAR A SER SEDE DA COPINHA

Outro objetivo do América é voltar a receber partidas da Copa São Paulo, o que não ocorre desde 2015. O estádio Teixeirão foi barrado neste ano por falta de laudos técnicos, mas a diretoria afirma que vem avançando na regularização.

“Estamos trabalhando muito junto com a prefeitura para que possamos trazer para cá a Copa São Paulo. Foram feitas inspeções no Teixeirão, algumas mudanças precisam ser feitas, estamos fazendo, e a nossa expectativa é que, assim que a Federação divulgar as sedes, o Teixeirão seja uma delas”, afirmou Vilela.

Caso consiga ser confirmado como sede, o Teixeirão poderá receber novamente grandes clubes e ajudar no processo de retomada institucional e esportiva do Rubro, que busca reerguer-se após um ano de paralisação no futebol profissional.