Segundona: América-SP completa 79 anos de história

No entanto, nem tudo são notícias ruins. Às 19h46, está prevista a inauguração de uma nova sala de imprensa, além da sala de troféus

América
Foto: Divulgação

Por: Oscar Silva

São José do Rio Preto, SP , 28 (AFI) – Atolado em dívidas e agora com uma nova diretoria tentando organizar as finanças, o América Futebol Clube, de São José do Rio Preto, tradicional equipe do interior paulista, completa nesta terça-feira (28) 79 anos de existência e fundação.

O clube, conhecido como “Rubro“, foi fundado no dia 28 de janeiro de 1946. A criação do time foi impulsionada pelo engenheiro Antonio Tavares Pereira Lima, um grande apaixonado por futebol, que também fundou a Associação Ferroviária de Esportes, em Araraquara.

Junto a Vitor Buongermino, Pereira Lima tinha o desejo de criar um clube capaz de rivalizar com o poderoso Bancários, que dominava o cenário esportivo local. A ideia ganhou força nos pontos de encontro da cidade, onde Pereira Lima, com seu carisma e entusiasmo, atraiu o apoio de diversos setores da sociedade rio-pretense. Assim nasceu o América, que tem como atual presidente Marcos Cezar Vilela.

O momento atual contrasta com a história de um dos clubes mais tradicionais do interior de São Paulo, equipe que ainda ostenta o título de time mais longevo da elite estadual. Foram muitos anos na primeira divisão do futebol paulista, período em que a legislação do descenso não era rigorosamente aplicada. A última vez em que o “Diabo” disputou a elite do Paulistão foi em 2007.

Desde então, o clube enfrentou quedas consecutivas e, atualmente, disputa a última divisão do futebol paulista, a Segunda Divisão Sub-23, popularmente conhecida como “Bezinha”. Neste ano, o clube terá de juntar os cacos e recomeçar do zero.

No entanto, nem tudo são notícias ruins. Às 19h46, está prevista a inauguração de uma nova sala de imprensa, além da sala de troféus. Esses espaços serão exclusivos para associados contribuintes, sócios, conselheiros e convidados.