América-RN 4 x 1 Botafogo-PB - Na Arena das Dunas, o sonho do Mecão cai por terra em pleno Centenário

Mesmo com a goleada sobre o fragilizado Botafogo, a vitória do Confiança acaba com as chances da equipe de Natal.

Mesmo com a goleada sobre o fragilizado Botafogo, a vitória do Confiança acaba com as chances da equipe de Natal.

hqdefault

Natal, RN, 27 (AFI) – O sonho do acesso no ano do centenário acabou! Na Arena das Dunas, o América de Natal recebeu o Botafogo da Paraíba com missão quase que impossível: golear e torcer para que o Confiança-SE não pontuasse na rodada. A primeira parte foi bem sucedida, o Mecão venceu, por 4 a 1, mas não contou com o apoio do Dragão e acabou ficando pelo
caminho, pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

Já eliminado e com apenas 3 jogadores considerados titulares para a partida, os botafoguenses não demonstraram resistência e acabaram goleados, mas o sonho do acesso no ano do Centenário do América caiu por terra quando em Pernambuco, aos 45 minutos do segundo tempo, o Confiança fez um gol e selou a sua classificação.

Vale lembrar que a semana que antecedeu a partida foi marcada pelo surgimento de um documento que comprovaria o pagamento feito pelo time do Confiança para a diretoria do Salgueiro em troca de facilitação do jogo. Mais tarde, foi descoberto que o mesmo teria sido produzido por pessoas ligadas ao América-RN.

O Jogo

Em clima de muita festa, a torcida potiguar compareceu e apoiou sua equipe do início ao fim. Antes do início da partida o técnico Roberto Fernandes disse em entrevista a beira do campo que seu time tinha que entrar com tudo, como se já tivesse perdendo por 4 a 0, visando marcar o gol o mais cedo possível.

Quando a bola rolou, a realidade foi de um América com muita posse de bola, mas sem tanta efetividade nas tramas de ataque. Mesmo com três atacantes, o setor de criação não funcionava e as finalizações ao gol não existiam.

Antes do final da primeira etapa e mesmo com o placar inalterado, a torcida do Mecão, que já fazia bonita festa, vibrou com o anúncio de um gol do Salgueiro, o que facilitaria as coisas para os vermelhos. Mais tarde chegou a informação que o gol foi invalidado e o resultado permanecia insuficiente para os potiguares.

Aos 41 minutos, depois de jogada violenta, o lateral direito Eduardo Recife cometeu falta violenta em cima de Cascata e recebeu o cartão vermelho direto, deixando sua equipe com apenas dez homens em campo.

Técnico Roberto Fernandes lamentou pelo elenco e mais ainda pela torcida ao final da partida.

Técnico Roberto Fernandes lamentou pelo elenco e mais ainda pela torcida ao final da partida.

A melhor situação de gol na primeira etapa, surgiu após cobrança de falta lateral, onde o zagueirão Cléber subiu mais alto que a defesa e testou firme a bola que resvalou na trave do goleiro Ramerson. Mesmo com o panorama do jogo bastante alterado após estes acontecimentos, o placar permaneceu inalterado até o final dos primeiros 45 minutos.

Na volta do intervalo, Roberto Fernandes mexeu na equipe logo de cara, colocando o meia Bruno Faria no lugar do lateral Artur Henrique. A equipe então se lançou ao campo de ataque e o gol não demorou a sair.

Aos 12 minutos, após tabela entre Cascata e Max, o meia acertou belo chute da entrada da área, sem chances para o goleiro adversário. Na sequencia quase o empate do Belo com Romarinho, que pegou rebote de do goleiro Pantera e chutou na trave.

Aos 30 minutos da segunda etapa e com o placar do jogo do outro jogo inalterado, nem o torcedor mais otimista esperava ver a enxurrada de gols em apenas 3 minutos. Mateuzinho, melhor do segundo tempo, fez o segundo gol em jogada individual. Na saída de bola, rubada rápida dos donos da casa e em velocidade Adriano Pardal ampliou. Após nova retomada, a equipe local conseguiu escanteio e após a cobrança o zagueiro Zé Antônio Potiguar foi no quinto andar para fazer o quarto gol da partida, para grande explosão da torcida. Logo após o gol, os torcedores gritavam: Eu acredito!

Final melancólico

Faltava apenas mais um gol para a classificação e o jogo de Pernambuco estava alguns minutos adiantado com relação ao jogo de Natal. A torcida vibra novamente com um penalti marcado para o Salgueiro, mas logo a frustração vem de longe. Rogério desperdiça a cobrança e na continuação da jogada, aos 45 minutos, o Confiança chega ao seu gol, eliminando o América da série C 2015.

Como se não bastasse isso, o atacante Reis que acabara de entrar ainda acabou expulso e o Botafogo ainda descontou o placar com gol de João Paulo, ex-ABC, que comemorou com seus familiares presentes no jogo.

Calada, a torcida não esperou o final da partida e deixou a Arena em silêncio. Final de jogo, 4 para o América, 1 para o Botafogo e ambas as equipes voltam a se encontrar em 2016.