América-RN 2 x 3 Vasco - Em jogo tranquilo, Cruzmaltino relaxa, mas garante classificação

A vatangem que já era grande ficou ainda maior após noite inspirada de riascos e falhas grotescas da zaga alvirrubra

A vatangem que já era grande ficou ainda maior após noite inspirada de riascos e falhas grotescas da zaga alvirrubra

hqdefault

Natal, RN, 22 (AFI) – Com a boa vantagem construída em São Januário, o Vasco foi a Natal enfrentar o América-RN, na Arena das Dunas, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Tranquilo em campo, o time carioca foi soberano e matou o jogo ainda na primeira etapa, relaxou, permitiu o empate, mas, mesmo assim, venceu por 3 a 2 e selou a vaga nas oitavas de final.

Agora, o Vasco espera o sorteio para saber quem será seu adversário na próxima fase. A CBF irá sortear o novo chaveamento no dia 4 de agosto. Conforme prevê o regulamento, os times que disputaram a Libertadores – Corinthians, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro e São Paulo – entram nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Além disso, Fluminense, quinto colocado no Brasileirão de 2014 também entra na briga pelo título.

O JOGO

O Vasco nem parecia que tinha a vantagem de 3 a 1 do jogo de ida. Logo nos primeiros minutos, o Cruzmaltino partiu para cima do América, sem se importar com o mando de jogo do adversário.

Os cariocas marcavam sob pressão e não davam espaços para o Alvirrubro sair com a bola. Com dois minutos, o Vasco quase abriu o placar. Thalles cabeceou, a zaga do América afasto e, na sobra, Riascos pegou de primeira, mas Busatto fez a defesa. No minuto seguinte, os cariocas tiveram mais uma chance. A pressão era tamanha, que o volante Guiñazu apareceu para pegar a sobra da zaga americana e quase mandou para a rede.

Jogadores do Vasco comemoram gol de Riascos na Arena das Dunas

Jogadores do Vasco comemoram gol de Riascos na Arena das Dunas

A tática pressão do Vasco funcionou e o Cruzmaltino matou a classificação ainda no primeiro tempo. Aos 20 minutos, Riascos mais uma vez pegou o rebote da zaga do América, mas dessa vez não desperdiçou. O atacante soltou a bomba e não deu chances a Busatto.

Sufocado, o América só conseguiu criar uma jogada ofensiva aos 26 minutos de jogo, quando Rodrigo furou na hora de afastar e a bola quase sobrou para o atacante Max, mas o goleiro Jordi saiu antes e impediu tirou o perigo.

Bem tranquilo no jogo, com a vaga praticamente assegurada, o Vasco chegava ao ataque sem dificuldade. O América tentava diminuir a todo custo, para poder tentar levar uma vantagem. Se aproveitando disso, os cariocas ampliaram ainda na primeira etapa e mataram o jogo e a vaga. O nervosismo dos jogadores alvirrubros ficou nítido no lance do gol. Aos 45 minutos, Cleber tentou recuar a bola para Busatto, mas acabou tirando do goleiro e Riascos ficou sozinho para empurrar para a rede e colocar o Cruzmaltino de vez nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Nos acréscimos o América ainda tentou uma reação. Cascata cobrou escanteio bem fechado, a bola passou por todo mundo e quase entrou, mas Jordi salvou com um tapa.

RELAXOU, MAS PASSOU

Na volta do intervalo, o América foi para o tudo ou nada e conseguiu diminuir logo no primiero minuto. Jordi derrubou Adriano Pardal e o juiz marcou pênalti. Cascata cobrou com perfeição e fez o gol do Alvirrubro. Com isso, o time potiguar precisava fazer mais quatro gols para ir às oitavas de final.

O Vasco não demorou para responder. Aos seis minutos, Christiano arriscou de longe, a bola desviou e quase engano Busatto. O América era só pressão e tentava de todo jeito encurralar os vascaínos. Na raça, o Alvirrubro chegou ao empate. Aos nove minutos, Maguinho cruzou na área, a zaga carioca afastou mal e, no rebote, Adriano Pardal deixou tudo igual na Arena das Dunas.

O Vasco se mantinha na defesa, enquanto o América ia para o abafa. Aos 16 minutos, Adriano Pardal cruzou, Jordi saiu mal do gol, mas Maguinho não conseguiu completar para fazer o terceiro. Três minutos mais tarde, novamente jogada entre Maguinho e Pardal. O lateral fez a tabela com o atacante, que invadiu a área e bateu no canto. A bola passou muito perto.

O Vasco se segurava como podia e ia para o ataque eventualmente, em contra-ataques. Aos 24 minutos, em uma subida rápida ao campo ofensivo, os cariocas quase marcaram o terceiro. Serginho fingiu que tocou para Rafael Silva, enganou o marcador, invadiu a área e soltou o pé, mas sem direção.

Vasco vence e avança às oitavas de final da Copa do Brasil

Vasco vence e avança às oitavas de final da Copa do Brasil

A qualidade superior do time do Vasco fazia diferença na hora de finalizar as jogadas. Enquanto o América desperdiçou boas chances, o Cruzmaltino matou o jogo aos 30 minutos da segunda etapa. Aislan isolou a bola para frente, Busatto fez outra lambança e Rafael Silva ficou com gol aberto para fazer o terceiro dos cariocas.

O América ainda teve mais uma boa chance no final da partida, aos 41 minutos, quando Maguinho roubou a bola, rolou para Mateus, que cruzou rasteiro para Max. O atacante, livre, isolou a bola. O Vasco ficou por conta do árbitro da partida para comemorar a classificação.