América-SE CEFAT/Tirol-CE
América-SE x Tirol-CE - Tricolor e Coruja estreiam pela Copa do Brasil

O América Futebol Clube, também conhecido como Tricolor da Ribeirinha, foi fundado em 1942 e soma 83 anos de futebol profissional

O América segue na disputa do Campeonato Sergipano, já na segunda fase, enquanto o Tirol acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Cearense

Tirol
Foto: Yuri de Melo/Tirol

Propriá, SE , 18 (AFI) – As equipes do América Futebol Clube, da cidade de Propriá, em Sergipe, e do CFA Tirol, do Ceará, entram em campo na noite desta quarta-feira (18), às 20h, na Arena Lourival Batista (Batistão), em Aracaju (SE), pela primeira fase da Copa do Brasil de 2026. As duas equipes buscam a vaga na segunda fase, mas vivem momentos distintos na temporada.

O América segue na disputa do Campeonato Sergipano, já na segunda fase, enquanto o Tirol acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Cearense. Ainda assim, pela boa campanha em 2025, assegurou vaga e, no segundo semestre, disputará o Campeonato Brasileiro da Série D.

TRICOLOR DA RIBEIRINHA

O América Futebol Clube, também conhecido como Tricolor da Ribeirinha, foi fundado em 1942 e soma 83 anos de futebol profissional. A equipe, de cores verde, vermelha e branca, possui dois títulos do Campeonato Sergipano da primeira divisão, conquistados em 1966 e 2007, além dos títulos da segunda divisão em 2006 e 2012.

Na atual temporada, o time terminou a primeira fase do Sergipano na sexta posição, com 12 pontos em nove jogos: duas vitórias, seis empates e uma derrota, com oito gols marcados e oito sofridos. A equipe garantiu vaga na segunda fase e, além do duelo desta quarta-feira pela Copa do Brasil, inicia o mata-mata diante do Lagarto no domingo (22), pela repescagem, no estádio Barretão.

O América renovou com o técnico Carlinhos Propriá, que comandará o Tricolor da Ribeirinha no restante da temporada. Além dele, chegou o atacante Piauí, ex-Iguatu, que também teve passagem pelo Náutico.

CORUJA CEARENSE

Já o Tirol, clube-empresa de Fortaleza fundado em 2011 como Grêmio Recreativo Pague Menos, não teve bom início de temporada em 2026. A Coruja da capital cearense, que leva as cores azul, preto e branco, fez a segunda pior campanha da primeira fase do estadual, com apenas um ponto em quatro jogos — três derrotas e um empate — e foi para o quadrangular do descenso.

Na fase decisiva, terminou com a quarta campanha e acabou rebaixado ao lado do Quixadá, ambos com três pontos em três partidas, no grupo que ainda tinha Maranguape e Maracanã, que se salvaram.

O Tirol concentra agora suas atenções na Copa do Brasil, neste confronto contra o América, e, logo em seguida, no Campeonato Brasileiro da Série D, para o qual já tem vaga garantida.

Para a sequência da temporada, o clube se reforçou com algumas contratações: o zagueiro Diguinho, de 24 anos; o lateral-esquerdo Max Silva, de 27 anos, ex-Horizonte; o meio-campista Jeffinho, ex-Iguatu; o volante Welton, de 30 anos, ex-Sobradinho; o goleiro Frank, de 27 anos; e o zagueiro William Oliveira, de 28 anos.

FICHA TÉCNICA

América-SE
América-SE
CEFAT/Tirol-CE
CEFAT/Tirol-CE
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
18/02/2026
Fase Horário:
20:00
Fase Árbitro:
Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Fase Assistentes:
Bruno Cesar Chaves Vieira (PE) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
Fase Estádio:
Arena Batistão
Fase Local:
Aracaju (SE)