América-MG x Cuiabá - Onde assistir e escalações!
América e Cuiabá chegam na reta final tranquilos, pensando na próxima temporada
O América-MG encerra sua participação no Independência na Série B deste ano neste domingo
Belo Horizonte, MG, 14 (AFI) – O América-MG encerra sua participação no Independência na Série B deste ano neste domingo (16), às 16h30, quando recebe o Cuiabá. O clube mineiro decidiu liberar a entrada gratuitamente para a partida, buscando ampliar o apoio das arquibancadas no último compromisso como mandante na competição.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
O América-MG chega à reta final em situação tranquila na tabela. Depois de vencer a Chapecoense fora de casa e alcançar os 45 pontos, o América subiu para o 13º lugar e praticamente afastou qualquer risco de queda. As projeções matemáticas indicam uma probabilidade mínima de rebaixamento, inferior a 0,001%.
O Cuiabá entra em campo apenas para cumprir tabela. Com 50 pontos, o Dourado ocupa a 11ª posição e já não tem possibilidade de acesso. O clube utiliza as últimas rodadas para avaliar jovens atletas e iniciar ajustes no elenco para a temporada seguinte.

AMÉRICA-MG
O América-MG preparou uma série de ações para sua última atuação no Independência em 2025, incluindo a gratuidade dos ingressos. A equipe chega embalada por uma sequência de quatro jogos sem derrota, com dois empates e duas vitórias. Se evitar a derrota, alcançará sua maior série invicta na Série B desta temporada, chegando a cinco partidas seguidas pontuando.
A vitória sobre a Chapecoense praticamente assegurou a permanência para 2026. Cálculos do professor Gilcione Nonato Costa, da UFMG, mostram que o risco de queda é praticamente inexistente, mesmo em caso de derrotas nas duas rodadas restantes.
Enquanto se prepara para o duelo, o clube também iniciou movimentações no elenco. Vitor Jacaré e Gustavinho estão fora dos planos para 2026 e deixam o clube ao fim da temporada.
O trabalho de Alberto Valentim tem colaborado para a recuperação do time. Desde sua estreia, na 22ª rodada, o treinador colecionou seis vitórias, seis empates e três derrotas em 15 jogos, com aproveitamento de 53%.
CUIABÁ
O Cuiabá atua nas últimas rodadas sem qualquer pressão da tabela e projeta 2026 com mudanças significativas. Alguns jogadores não serão mais utilizados neste fim de campeonato, como Bruno Alves, Mateusinho, Lucas Mineiro, Alejandro Martínez, Juan Christian, Jader e Safira, que já deixou o elenco. A maioria desses atletas será negociada, liberada ou terá contratos encerrados ao término da temporada.
Parte do grupo citado ainda possui vínculo mais longo, como Mateusinho e Bruno Alves, o que pode exigir acordos para definir o futuro. Martínez, Jader e Safira têm contratos por empréstimo até 2025 e também não permanecem.
O clube abriu espaço para jogadores da base e atletas que vêm sendo destaque no elenco, como Marcelo e David. Jovens como Victor Bárbara, Gabriel Mineiro, Luis Soares, Nathan Cruz, Dudu, Luiz Felipe e Jadson têm boas chances de serem utilizados.
A temporada marcou uma sequência de frustrações para o Dourado. A equipe terminou o estadual com o vice-campeonato, caiu na primeira fase da Copa do Brasil e não conseguiu brigar pelo retorno à elite nacional.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 37ª rodada
-
Data:
- 16/11/2025
-
Horário:
- 16:30
-
Árbitro:
- Edina Alves Batista (SP)
-
Assistentes:
- Gizeli Casaril (SC) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM)
-
VAR:
- Ilbert Estevam da Silva (SP)
-
Estádio:
- Independência
-
Local:
- Belo Horizonte (MG)




































































































































