Série B: América-MG demite Alberto Valentim após nova derrota
O resultado acentuou a crise técnica da equipe, que ainda não venceu na competição nacional e amarga a última posição da tabela
O América-MG não conquista uma vitória oficial desde o dia 14 de fevereiro, quando bateu o North, pelo Campeonato Mineiro
Belo Horizonte, MG, 12 (AFI) – O ciclo de Alberto Valentim no comando do América-MG chegou ao fim na noite deste domingo (12). A diretoria do Coelho oficializou o desligamento do treinador e de seu auxiliar, Douglas Leite, imediatamente após a derrota para o Novorizontino, na Arena Independência, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O resultado acentuou a crise técnica da equipe, que ainda não venceu na competição nacional e amarga as última posição da tabela.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
DO CÉU AO INFERNO
Valentim havia sido contratado em agosto de 2025 com a missão exclusiva de salvar o clube do rebaixamento para a Série C, objetivo alcançado com méritos. Pelo bom desempenho na reta final do ano passado, teve seu contrato renovado para 2026.
No entanto, o retrospecto recente tornou a permanência insustentável: o América-MG não conquista uma vitória oficial desde o dia 14 de fevereiro, quando bateu o North pelo Campeonato Mineiro.
SEQUÊNCIA NEGATIVA
A temporada de 2026 tem sido marcada por frustrações para o torcedor americano. Apesar de ter liderado seu grupo na primeira fase do estadual, o Coelho foi eliminado nas semifinais pelo Atlético-MG. O cenário se repetiu em outras competições:
- Copa do Brasil: Após passar pelo Tirol, a equipe caiu na terceira fase para o Barra-SC, em disputa de pênaltis.
- Copa Sul-Sudeste: Com um time reserva, o clube acumulou tropeços contra Caxias, Tombense e o próprio Novorizontino.
- Série B: O início é preocupante, com derrotas para Goiás e Botafogo-SP, além de empates que mantêm o time estagnado na zona de perigo.
PRÓXIMO DESAFIO
Sem tempo para lamentar, a cúpula do futebol alviverde agora corre contra o relógio para anunciar um substituto. O objetivo é dar um novo “fato novo” ao elenco antes do próximo compromisso oficial. O desafio não será simples: o América-MG volta a campo no sábado (18), às 18h, novamente no Independência, para encarar o Sport.
A expectativa é que a mudança no comando técnico estanque a sequência negativa e devolva a competitividade ao time, que entrou na temporada com a meta clara de brigar pelo acesso, mas que hoje se vê na obrigação de somar pontos para deixar a zona de rebaixamento o quanto antes.





































































































































