Aos 78 anos, técnico mais velho do Brasil é confirmado pelo Amazonas na Série B

A missão agora é clara: evitar o rebaixamento para a Série C. O Amazonas ocupa a 19ª colocação, com 32 pontos

Aos 78 anos, o treinador — o mais experiente em atividade no futebol brasileiro — foi registrado no BID da CBF e estará à frente do time já no duelo de domingo, contra o Cuiabá

Amazonas
Foto: @joaonormandoc/AMFC

Manaus, AM , 31 (AFI) – Vitualmente rebaixado dentro do Campeonato Brasileiro da Série B, a diretoria do Amazonas Futebol Clube confirmou oficialmente, o retorno de Aderbal Lana ao comando técnico da equipe para as quatro rodadas finais da temporada.

Aos 78 anos, o treinador — o mais velho em atividade no futebol brasileiro — foi registrado no BID da CBF e estará à frente do time já no duelo de domingo, contra o Cuiabá, no estádio Carlos Zamith, às 16h (de Brasília). Antes dele, em idade, destaque para Hélio dos Anjos, com 67 anos, que conquistou recentemente o acesso na Série C com o Náutico.

Perto de voltar à Série C, a diretoria do Amazonas não quis mais investir em um novo técnico, ainda mais com a supervalorização do mercado. A média de salário de um técnico na competição é em torno de R$ 80 a R$ 100 mil.

Por isso, a opção caseira. Aderbal Lana será, oficialmente, o quarto técnico do Amazonas na Série B.

COORDENADOR TÉCNICO

Lana exercia a função de coordenador técnico do clube, mas reassume o cargo de treinador em um momento decisivo da temporada. Ele já havia iniciado o ano à frente do Amazonas, comandando a equipe na Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Amazonense, com um retrospecto de quatro vitórias, duas derrotas e um empate em sete partidas.

Antes mesmo do anúncio oficial, o técnico já havia conduzido o treino desta quarta-feira, dia em que foi confirmada a saída de Márcio Zanardi. Ele conduziu o time na Série B em substituição a Guilherme Alves, ex-Rio Claro, que assumiu o cargo no lugar de Eduardo Barros, ex-auxiliar de Fernando Diniz, que conduziu o time até a terceira rodada, após perder por 3 a 1 para o América-MG, na Arena Independência.

EVITAR O REBAIXAMENTO

A missão agora é clara: evitar o rebaixamento para a Série C. O Amazonas ocupa a 19ª colocação, com 32 pontos, cinco a menos que o Athletic-MG, primeiro time fora da zona de descenso.

Com uma carreira vitoriosa e marcada pela longevidade, Aderbal Lana soma 11 títulos do Campeonato Amazonense e três conquistas da Copa Norte — todas com o São Raimundo. Ele volta a comandar uma equipe na Série B após 20 anos, desde sua última participação na competição, em 2005, pela Anapolina (GO).

Confira também: