Alemão: Lateral do Bayer Leverkusen, Wendell projeta retorno aos gramados em breve
O brasileiro sofreu uma lesão que afetou parcialmente ligamentos do tornozelo esquerdo no final do mês de abril
O brasileiro sofreu uma lesão que afetou parcialmente ligamentos do tornozelo esquerdo no final do mês de abril
Campinas, SP, 22 (AFI) – A família está no Brasil. Esposa e filho nascido em janeiro passam os dias sem a presença do pai, mesmo ele estando de férias. O objetivo de retornar o mais rápido possível aos gramados faz Wendell conviver com a rotina longe de casa. Na Alemanha, encara jornadas de trabalho que iniciam às 10h e terminam às 15h. Diariamente. Almoço e breve descanso no clube. Nada que tire do lateral-esquerdo do Bayer Leverkusen o sorriso e o alto astral. Está chegando a hora de voltar.
Wendell sofreu uma lesão que afetou parcialmente ligamentos do tornozelo esquerdo no final de abril. Haveria possibilidade de recuperação sem procedimento cirúrgico, mas o departamento médico do clube e o atleta preferiram a intervenção, que, além de exigir o mesmo prazo de recuperação que o previsto no tratamento conservador, seria mais eficiente e seguro para evitar nova lesão no mesmo local.
“Foi o melhor mesmo. Já estou liberado pelos médicos e na fase de transição entre fisioterapia e preparação física. Se não operasse, também estaria retornando agora. Estou correndo na esteira, não ganhei peso e não sinto dor. Me sinto melhor a cada dia, o que me deixa mais motivado. A cirurgia foi muito bem feita, os médicos disseram que foi um sucesso. Venho fazendo a minha parte, que é me dedicar à programação que o clube preparou. Claro que da saudade da família, mas faz parte. A gente se fala todos os dias, minha esposa liga a câmera e consigo ver meu filho”, explica o jogador de 22 anos.
RECUPERAÇÃO NA ALEMANHA
Presente em 44 jogos da temporada 2015/16, Wendell se mostra adaptado ao futebol alemão. Desde que chegou à Europa, na metade de 2014, já disputou 78 partidas oficiais, sendo 17 por competições continentais (13 na Liga dos Campeões da Europa e 04 na Liga Europa). Para ele, o fato de estar à vontade na Alemanha foi decisivo no processo de recuperação.
“Sem dúvida! Imagina se eu não gostasse da cidade, do país? Ia ser muito mais complicado. Me sinto bem aqui, gosto dessa região onde eu moro (Colônia, cidade vizinha a Leverkusen). Já saem algumas palavras em alemão (risos). Falo só o necessário, ainda estou aprendendo, mas é o suficiente para me virar bem e o pessoal até me elogia”, conta.
Autorizado pelo departamento médico, Wendell veio ao Brasil assim que o quadro clínico permitiu. Passou uma semana ao lado da família na Bahia, reviu amigos e logo embarcou novamente para a Alemanha.
Em fase avançada do cronograma, deve trabalhar com bola e chuteira até o final do mês. A reapresentação do grupo para a início da temporada 2016/17 está marcada para o dia 11 de julho. Certamente, o brasileiro participará normalmente dos trabalhos, já com equilíbrio de força e condicionamento físico adequado.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Convocado pela primeira vez em abril de 2014, quando a CBF iniciou seu “Ciclo Olímpico”, título dado pela própria entidade ao período de preparação aos Jogos do Rio de Janeiro, Wendell soma 17 atuações pela Seleção Brasileira Sub-23. Presença frequente nas listas mesmo com as trocas no comando, foi titular em 15 partidas e ajudou na conquista do tradicional Torneio de Toulon, disputado entre maio e junho de 2014, na França.





































































































































