Além do título, Flu volta à Taça Libertadores após 23 anos

Florianópolis, SC, 6 (AFI) – Além de conquistar o inédito título da Copa do Brasil, o Fluminense também garantiu sua vaga na Taça Libertadores da América de 2008. O time das Laranjeiras não disputa a competição sul-americana há 23 anos – desde 1985. Nesta época, vários jogadores do tricolor nem eram nascidos, mas agora começam a escrever uma nova história.

A sua participação em 1985 foi discreta, quando o time venceu apenas uma vez, mesmo assim nos tribunais. O Vasco da Gama escalou um jogador de forma irregular. Na época, o Flu terminou em terceiro no grupo, que ainda tinha o Argentinos Juniors-ARG, que acabaria conquistando o título da temporada.

Na outra oportunidade em que disputou o torneio, em 1971, a equipe tricolor foi a segunda de seu grupo e também acabou eliminada na primeira fase.

O Fluminense conquistou a Copa do Brasil depois de ter sido vice-campeão por duas vezes. Em 1992 a equipe foi derrotada pelo Internacional-RS na decisão, enquanto em 2005 o algoz foi o Paulista, de Jundiaí-SP. O último título nacional de expressão do clube havia sido em 1984, quando a equipe das Laranjeiras conquistou o único Campeonato Brasileiro de sua história.