Além do Paulistão, Copa Paulista também pode sofrer mudanças para 2014

O intuito é dar ao campeão do torneio uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D

Não é só o Campeonato Paulista que deve sofrer mudanças para a temporada 2014. A Copa Paulista também tem a possibilidade de ser modificada.

0002048120431 img

Ribeirão Preto, SP, 21 (AFI) – Não é só o Campeonato Paulista que deve sofrer mudanças para a temporada 2014. A Copa Paulista também tem a possibilidade de ser modificada, porém, diferente do campeonato do primeiro semestre, que deve ficar um “Paulistinha”, a do segundo vai dar aos seus participantes um ânimo a mais para disputarem.

0002048120431 img

Em uma reunião de caráter informal marcada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, o vice-presidente do Comercial, Rogério Vieira, pediu para que olhassem o segundo semestre com mais carinho. O dirigente sugeriu que o campeão da Copa Paulista ganhasse uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D e não na Copa do Brasil, o que daria um atrativo a mais para que as equipes tivessem um maior interesse.

Conforme Rogério Vieira, a competição parou de ser atrativa, pois o time que vence geralmente é eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, onde enfrenta um clube com maior nível técnico. Enquanto que, no Campeonato Brasileiro da Série D, disputaria mais partidas e lutaria de igual para igual com os demais.

Os presidentes de Linense e Penapolense apoiaram a ideia de Rogério Vieira e reforçaram o pedido. Marco Polo Del Nero também gostou do que ouviu e prometeu debater o assunto diretamente com a CBF, mas indicou que algo deverá ser mudado. Para convencer o presidente da Federação Paulista de Futebol foi usado a média de publico da Copa Paulista, que nas quartas de final ficou em torno de apenas 800 torcedores.

Em 2007, o modelo da Copa Paulista era muito parecida do que foi proposto pelo vice-presidente do Comercial. Naquele ano, o campeão ficava com uma vaga na Copa do Brasil e o vice entraria no Campeonato Brasileiro da Série C. Porém, o torneio foi alterado em 2008 e se manter até nos dias de hoje, onde o vencedor ganha um lugar na competição nacional.