Água Santa-SP x Ceilândia-DF - Agora é mata-mata na Série D
O Água Santa terminou a primeira fase da Série D em 3º lugar no Grupo A6, com 21 pontos em 14 jogos (50% de aproveitamento)
Já o Ceilândia foi vice-líder do Grupo A5, com 28 pontos em 14 partidas (66% de aproveitamento), registrando oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas
Por: Rivail Oliveira
Diadema, SP , 02 (AFI) – Água Santa e Ceilândia se enfrentam neste sábado (2), às 16h, na Arena Inamar, em Diadema, no jogo que marca o “primeiro tempo” de um duelo de 180 minutos valendo vaga nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. A partida de volta será no próximo dia 9, no Estádio Maria de Lourdes Abadia (Abadião), em Ceilândia-DF.
Este será o primeiro encontro oficial entre as duas equipes — um representante do Distrito Federal e outro da Grande São Paulo. Fundado em 1981, o Água Santa tem sua origem ligada à Estrada Água Santa e se tornou referência em gestão no futebol paulista.
HISTÓRIA DOS CLUBES
O Netuno é o único clube a conquistar três acessos consecutivos na história do futebol estadual e, mesmo com o recente rebaixamento para a Série A2, chega embalado após uma boa campanha na fase inicial da Série D. O objetivo é claro: sonhar alto e buscar o acesso à Série C de 2026.
O Ceilândia, conhecido como Gato Preto, foi fundado em 1963 como Dom Bosco Esporte Clube, passando a se chamar Ceilândia EC em 1979.
O time é tricampeão estadual (2010, 2012 e 2024) e atualmente ocupa a 91ª posição no ranking da CBF. Em sua última participação na Série D, em 2023, terminou entre os 11 melhores e agora quer ir ainda mais longe.
NÚMEROS DA CAMPANHA
O Água Santa terminou a primeira fase da Série D em 3º lugar no Grupo A6, com 21 pontos em 14 jogos (50% de aproveitamento), somando seis vitórias, três empates e cinco derrotas. O Netuno marcou 20 gols e sofreu 18, avançando em um grupo que também classificou Portuguesa, Rio Branco-ES e Maricá-RJ.
Já o Ceilândia foi vice-líder do Grupo A5, com 28 pontos em 14 partidas (66% de aproveitamento), registrando oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. O Gato Preto marcou 23 gols e sofreu 14, em uma chave que teve também Aparecidense, Luverdense e Mixto entre os classificados.
COMO VEM O NETUNO
O Água Santa aposta na força de sua torcida para largar na frente nesta primeira partida.
“Nosso objetivo foi a classificação. Vamos jogar o primeiro jogo em casa, com o apoio da nossa torcida. Acredito que estaremos bem concentrados, bem fortes, para fazer um grande jogo e levar a decisão para Brasília. Trabalhamos nesse sentido. Teremos confrontos difíceis e vamos buscar o resultado”, destacou o técnico Allan Doti.
O time de Diadema tem o segundo melhor ataque do seu grupo na fase anterior e ocupa a 18ª colocação no ranking geral da competição. O destaque do Netuno é João Guilherme, artilheiro com cinco gols, seguido por Felipinho, com dois. Para esta partida, Allan Doti terá força máxima, com exceção de Daniel Bahia, Diego e Carlinhos, que seguem em recuperação.

CONVOCOU A TORCIDA
O atacante João Guilherme, artilheiro do Netuno no Brasileiro com cinco gols, convocou a torcida do Água Santa e da região do ABC para o jogo:
“Contamos com o nosso torcedor para nos apoiar nesta decisão. Estamos muito focados nesta partida”, disse Guilherme.
E O GATO PRETO
No Ceilândia, o foco é total. O atacante Junior Timbó falou sobre a postura da equipe:
“Agora zerou tudo. Foco total, muita determinação para esta fase, que é muito importante. O grupo está consciente de que, a partir de agora, começa uma nova etapa — o mata-mata, onde cada jogo é decisivo.”
O time candango aposta em um bom resultado fora de casa para decidir a vaga no Abadião, onde costuma ser muito forte. Esta é a oitava participação do Ceilândia na Série D; sua melhor campanha foi em 2016, quando terminou em 10º lugar. O artilheiro da equipe é Regino, com quatro gols.
O técnico Adelson de Almeida chega à marca de 373 jogos no comando do clube. Ele iniciou sua trajetória no Sub-20 em 1998 e está no profissional desde 2010. É o único treinador a avançar de fase com uma equipe do DF na Copa do Brasil por duas vezes.
Segundo o jornalista Rômulo Maia, do canal Metrópoles-DF, para esta partida o Ceilândia terá os retornos de Mingotti (após suspensão) e Lucas Silva. Kennedy, Paulinho, Regino, Badhuga e Sucuri já voltaram na rodada passada. Outro destaque é Gabriel Vidal, hoje zagueiro, que em 2022, atuando como volante, marcou o gol da classificação do time na Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 2ª
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 02/08/2025
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- José Mendonça da Silva Júnior (PR)
-
Assistentes:
- Nathan Martins (PR) e Heitor Alex Eurich (PR)
-
Estádio:
- Arena Inamar
-
Local:
- Diadema (SP)





































































































































