Vice-campeão paulista, Água Santa completa 44 anos de história

Fundado em 27 de outubro de 1981, o Água Santa passou a disputar competições profissionais em 2013

Pelo terceiro ano consecutivo, o clube terá um calendário cheio, disputando a Série A2 do Campeonato Paulista e a Série D do Campeonato Brasileiro

Água Santa
Foto: Reprodução

Diadema, SP , 27 (AFI) – A cidade de Diadema está em festa nesta segunda-feira (27), data em que o EC Água Santa completa 44 anos de fundação. Pelo terceiro ano consecutivo, o clube terá um calendário cheio, disputando a Série A2 do Campeonato Paulista e a Série D do Campeonato Brasileiro.

Fundado em 27 de outubro de 1981, o Água Santa passou a disputar competições profissionais em 2013, estreando na Segunda Divisão Paulista e conquistando seu primeiro acesso logo na temporada de estreia.

Ww8sJ2y4 image

ACESSOS

Em 2014, na Série A3 do Campeonato Paulista, conseguiu mais um acesso e, em apenas três anos no profissional paulista, alcançou a elite do Paulistão, estreando na Série A1 em 2016. No entanto, o clube acabou retornando à Série A2 em 2017.

Em 2019, o Água Santa garantiu novamente o acesso à elite estadual e, após quatro anos, chegou a disputar a classificação às quartas de final da Série A1. Em 2022, retornou à primeira divisão do Paulista, mantendo-se na elite.

O ano de 2023 ficou marcado na história do clube e da cidade de Diadema, quando o Água Santa realizou sua melhor campanha no Campeonato Paulista, eliminando São Paulo e Red Bull Bragantino, e chegando à final inédita contra o Palmeiras.

O Netuno venceu o primeiro jogo por 2 a 1, mas acabou ficando com o vice-campeonato na partida decisiva.

TEMPORADA HISTÓRICA

O ano de 2024 também foi histórico para o clube, que disputou competições nacionais pela primeira vez. Na Copa do Brasil, estreou vencendo a Jacuipense-BA por 2 a 1.

Na segunda fase, enfrentou o Vasco da Gama, chegando a buscar a virada em uma partida emocionante que terminou 3 a 3 e foi decidida nos pênaltis, com vitória do time carioca por 4 a 1. Já no Campeonato Brasileiro da Série D, o Água Santa avançou até a segunda fase.

EM 2025

Em 2025, o clube não teve bom desempenho no Paulista e acabou rebaixado para a Série A2 em 2026, mas voltou a avançar até a segunda fase da Série D do Brasileiro.

Para a próxima temporada, o Netuno de Diadema novamente terá um calendário completo, mantendo a tradição de disputa intensa em competições estaduais e nacionais.