Série B: Aderbal Lana completa 79 anos e prepara sucessor no Amazonas

Lana, que voltou à Série B após duas décadas, conduz o Amazonas ao lado do filho na luta contra o rebaixamento

O Amazonas, atualmente na 18ª posição, tenta reagir sob o comando da dupla Aderbal e Yorran Lana

Aderbal Lana completa 79 anos e destaca legado
Aderbal Lana, técnico do Amazonas - Foto: João Normando / Amazonas FC

Manaus, AM, 10 (AFI) – O técnico Aderbal Lana, ícone do futebol amazonense e nome mais vitorioso da história da região Norte, completou 79 anos nesta segunda-feira (10), ainda em plena atividade no comando do Amazonas.

Reconhecido pela longevidade e pelo olhar formador, o treinador vive uma fase especial, dividindo o banco de reservas com o filho e auxiliar técnico, Yorran Lana, de 28 anos.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

HERANÇA FAMILIAR

Lana, que voltou à Série B após duas décadas, conduz o Amazonas ao lado do filho na luta contra o rebaixamento. A parceria entre gerações virou símbolo da equipe e emocionou o veterano técnico, que celebrou o momento após a vitória sobre o Cuiabá, pela 35ª rodada.

“Ele tem o dom. A gente estuda, conversa e assiste aos jogos juntos. No último jogo, ele me ajudou bastante. O que sempre digo é que treinador não é só para dar treino, mas para ter visão”, afirmou Aderbal.

Mineiro de Uberlândia (MG) e radicado há décadas em Manaus, o técnico destacou a importância do filho para que ele permanecesse no futebol. “Só não fui embora por causa dele. Ele sempre esteve ao meu lado, é meu companheiro e futuro sucessor”, completou.

HERDEIRO PREPARADO?

Antes de se tornar auxiliar, Yorran Lana chegou a jogar profissionalmente pelo Tarumã-AM, mas decidiu seguir a carreira do pai. Formado em Educação Física e com cursos da CBF, ele se prepara para trilhar seu próprio caminho.

“Desde pequeno estou nos campos com ele. É meu pai, mas também meu ídolo. Dividir o comando com ele é um aprendizado enorme”, disse Yorran, que vê o desafio na Série B como etapa essencial em sua formação.

“Trabalhar ao lado dele é um sonho. Quero, pelo menos, chegar à metade do que ele foi, continuar estudando e evoluindo para construir meu nome no futebol profissional”, completou o jovem treinador.

CARREIRA LENDÁRIA

Com 13 títulos amazonenses, três Copas Norte e um vice da Série C pelo São Raimundo-AM, Aderbal Lana é referência no futebol regional. Também conduziu o clube a uma semifinal de Copa Conmebol, feito histórico para uma equipe nortista.

Sincero como sempre, o veterano técnico reflete sobre sua trajetória: “Treinar o Flamengo ou o Manchester City é fácil, você só trabalha com craques. Difícil é desenvolver jogador novo, dar estrutura e visão. Estou feliz com o que construí e com o que Deus me deu, especialmente com meu filho ao meu lado.”

PRÓXIMO DESAFIO

O Amazonas, atualmente na 18ª posição, tenta reagir sob o comando da dupla Aderbal e Yorran Lana. A equipe volta a campo nesta sexta-feira (14), às 20h (de Brasília), diante do Paysandu, na Curuzu, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Confira também: