Campeonato Acreano 2024 terá recorde de estrangeiros

Neste início de pré-temporada, o Imperador Galvez surge com o clube de maior número de jogadores no seu elenco

Rio Branco, Galvez e São Francisco já confirmaram a contratação de atletas que não nasceram no Brasil

Acreano

Rio Branco, AC , 16 (AFI) – Se não bastasse a presença de vários atletas de outros centros do Brasil, o Campeonato Acreano de 2024 já surge como o mais globalizante da história. Rio Branco, Galvez e São Francisco já confirmaram a contratação de atletas oriundos da França, Peru, Equador, Colômbia (2), Nigéria e Suécia, num total de nove jogadores.

A informação é de Manoel Façanha, do Na Marca da Cal.

O termo globalização, segundo o professor de Educação Física Fernando Gonçalves Bitencourt (Escola Técnica Federal de Santa Catarina), é o fenômeno de integração econômica, social e cultural do espaço geográfico em escala mundial. O conceito é caracterizado pela intensificação dos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e informações, proporcionada pelo avanço técnico na comunicação e nos transportes.

Galvez lidera a política de importados

Neste início de pré-temporada, o Imperador Galvez surge com o clube de maior número de jogadores no seu elenco. O presidente Igor Oliveira já havia confirmado durante o final de semana a contratação do lateral esquerdo nigeriano Johnson, de 23 anos, bicampeão estadual com a camisa do Rio Branco-AC. Outros seis jogadores são de nacionalidade colombiana, equatoriana e peruana. O primeiro deles é o Camilo Sevillano, meia com passagens por Real Mapajo (Bolívia), Cardenales Gold (Colômbia) e Alberto Zamora (Colômbia). O segundo é o atacante Cristian Cuesta que já atuou por Real Mapajo (Bolívia), Atlantida SC (Paraguai), Sport Colonial (Paraguai), 3 De Noviembre (Paraguai) e Tigres FC (Colômbia). O peruano Pitoco, de 18 anos; o equatoriano Andrade e ainda os colombianos Andreas e Cristian, todos oriundos do futebol boliviano, completam a lista de importados dos Imperador Galvez. O presidente imperialista Igor Oliveira destacou que dois fatores pesaram para a contratação dos sete jogadores estrangeiros: o custo benefício (valores abaixo do mercado brasileiro) e o fato do técnico Marcelo Brás conhecer cada um deles.

Na apresentação do elenco imperialista, ocorrida na tarde desta segunda-feira (15), no CT Fonte Imperador, o time imperialista contou com a presença do goleiro Saulo, os lateral Lohah, Rogerinho, Clayton e Weverton, o volante Vicente, os meias Ryan e Rafael, os atacante Mateus Hassen e Caio Davi, o extremo Cassiano e os zagueiros Jeferson e Martony entre outros.

Outros dois clubes

Outros dois clubes a apostarem em jogadores de outros países foram o Rio Branco e o São Francisco. O Estrelão contratou o jovem francês atacante YGomez. O atleta tem passagem pela base do PSG e já está integrado ao elenco estrelado. Na gestão Valdemar Neto, o Rio Branco já contratou vários jogadores de outros países. Veja quem foram os atletas: o lateral-esquerdo nigeriano Johnson, e o atacante camaronês Fafa Efon, o meia/volante Armel Thierry, o atacante haitiano Jean Fielder e o extremo jamaicano Roderick.

Por outro lado, o São Francisco aposta no futebol do atacante nórdico, o sueco Kristian Yoossef, de 25 anos, com passagens por clubes da Suécia, Portugal e Inglaterra.

Confira também: