Acorda, presidente. Antes que seja tarde!

Acorda, presidente. Antes que seja tarde!

coluna 027 23 10O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, precisa acordar. É inegável que sua postura séria gera credibilidade e respeito, mas sua incompetência para administrar campeonatos, buscar recursos e apoiar seus filiados é completa. O ideal seria Marco Polo ficar apenas com a administração política da FPF e dar liberdade e autonomia a seu vice, Reinaldo Carneiro Bastos, para cuidar da parte operacional da entidade.

Nunca o futebol paulista esteve tão desmotivado e com um nível técnico tão baixo como nos dias de hoje. Exceto os grandes São Paulo, Palmeiras e Santos, todos os demais times passam por dificuldades.

Nas competições nacionais, o então absoluto futebol paulista virou sinônimo do fracasso. Corremos o risco de termos apenas três times na Série A, em 2008, número infinitamente menor que oito equipes que tínhamos até alguns anos atrás. Na Série B, a situação é trágica. De quatro times que serão rebaixados, três são paulistas. E somente não caírão os quatro, porque o Clube do Remo não se acerta. Do contrário, Ituano, Paulista, Santo André e São Caetano seriam os rebaixados.

Na Série C, só restou o Bragantino no octogonal decisivo, sendo que todos os cinco demais paulistas foram eliminados ainda na segunda fase da competição.

Nas competições internas, a falta de um trabalho de marketing é absoluta. A Copa FPF, que até tempo atrás era transmitida nacionalmente em uma grande rede de televisão e com ótimas cotas para os clubes participantes, hoje faz jogos decisivos para 300 pagantes e com um nível técnico sofrível. Enquanto isto, Estados sem qualquer tradição, fazem esta mesma competição com campos lotados e uma disputa empolgante, como vem ocorrendo no Paraná, Rio Grande do Sul e até no Mato Grosso.

O pior é que Marco Polo não está percebendo esta degradação que vem tomando conta do futebol paulista e age como se o único campeonato que a FPF tivesse responsabilidade fosse o Campeonato Paulista da Primeira Divisão que, com a mudança do calendário, virou um torneio de verão onde os times grandes se preparam para competições mais atraentes, como Taça Libertadores ou Copa Sul-americana.

MAC morre na praia
Estranho o que acontece com o Marília. O tinha gasta um dinheiro absurdo e sempre morre na praia. O pior é que seu presidente Beto Mayo (foto) tem um discurso diferente da prática, atuando apenas como um garoto de recados do investidor Luizinho “Cai-Cai” Duarte Ferreira.

Paulista decepciona
Outro presidente que precisa acordar é Eduardo Palhares, do Paulista. Ele começou o ano prometendo que seu time viraria uma potência, deixou tudo nas mãos do equivocado supervisor João Paulo Medina e vai terminar a temporada rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Está planejando o quê?

Tadei merece chance
Dos atuais técnicos que rodam pelo Interior Paulista, um deles merece um chance melhor: Vilson Tadei (foto). O ex-meia do Grêmio e do São Paulo tem bagagem para dirigir um time melhor do que o Linense, que disputa apenas a Série A-3.

* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]

* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:

Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Correio de Lins

Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual