Acesso do Coritiba teve colaboração de Campeões do Interior

Guaratinguetá, SP, 06 (AFI) – Ninguém pode negar que 2007 foi um ano perfeito para dois jogadores, a “muralha” Edson Bastos e o zagueiro Jéci. No primeiro semestre entraram para história do futebol guaratinguetaense ao conquistar, em Bauru, o título de Campeão Paulista do Interior, de quebra no segundo semestre jogaram e brilharam em um dos clubes mais tradicionais do Brasil, o Coritiba, quando no retorno à divisão de elite do Campeonato Brasileiro.

Assim que terminou a competição estadual, os dois atletas foram emprestados para a equipe paranaense que tinha por objetivo voltar à Série A do Brasileirão (o Coxa caiu em 2005), uma enorme e apaixonada torcida não suportaria ficar mais um ano fora da elite, com esse desafio os jogadores chegaram à capital do Paraná: subir o Campeão Brasileiro de 1985. Os atletas chegaram e cada qual conquistou seu espaço e foram titulares absolutos na histórica campanha do Coritiba que retornou à primeira divisão,

“Foi muito importante para minha carreira este acesso, sei que entrei para história de uma grande equipe, além de já ter sido campeão do interior, 2007 foi um ano especial”, comenta Jéci.

O paredão!
edsonbastos 01 110O goleiro Edson Bastos chegou ao Couto Pereira festejado, a performance demonstrada no Paulistão empolgou a torcida alviverde. Logo nas primeiras rodadas, Bastos foi bem e virou ídolo.

“Foi fundamental para a subida do Coritiba, fez defesas maravilhosas em jogos que o Coritiba estava ganhando de um gol de diferença ou empatando. Tomara que continue no Coxa ano que vem”, conta a torcedora Priscilla Maldonado.

Durante o Brasileirão, o goleiro (assim como no Paulista) protagonizou milagres e foi peça chave no acesso da equipe.

“Um jogador fundamental, que deu a segurança que precisávamos e, ao lado do Anderson Lima, comandou a nossa defesa pra ser a menos vazada do campeonato. Fez a torcida esquecer o Fernando que já tinha saído daqui em 2005. Foi decisivo em alguns jogos, virou ídolo (ainda mais por ser paranaense) e queremos que ele continue ano que vem”, declara o torcedor Mauro Kraismann

“O Edson Bastos é o melhor goleiro que o Coritiba teve nos últimos 20 anos, antes dele só o Rafael Camarotta.”, completa o músico e jornalista Gilson de Paula

A “Muralha” do Tricolor do Vale no Paulistão virou uma inteligente unanimidade no Coritiba.

O xerife!
Um ilustre desconhecido para o torcedor alviverde, que no Paulistão foi um dos “Guerreiros da Muralha”, este guaratinguetaense de 27 anos chegou para ser a quarta opção na zaga do Coritiba e quando teve sua chance, agarrou com unhas e dentes, sendo titular em toda competição.

“Mostrou segurança na zaga, sempre bem posicionado e com poucas faltas nas tomadas de bola. Fez o feijão com arroz, mas com um tempero digno dos grandes mestres da cozinha, levando o Coritiba a ter a melhor defesa do campeonato até o momento”, conta o torcedor Carlos Dutra.

O jornalista Gilson de Paula também é só elogio ao comentar a participação do zagueiro na histórica campanha.

“O Jéci chegou como um ilustre desconhecido e transformou-se num monstro da zaga alviverde. Ao lado do Henrique e do Anderson Lima, formou a melhor defesa do campeonato”.

O Futuro…
Obviamente o principal pensamento desta dupla é conseguir o título da Série B, já que o acesso está garantido. Carlos Arini, o Carlito está muito satisfeito com o desempenho dos atletas.

“Fico feliz por eles terem ajudado o Coritiba, agora vamos esperar o fim do campeonato para definir o futuro dos atletas”.

Os atletas têm contrato com o Guaratinguetá, mas o futuro ainda está indefinido.

“A única coisa concreta e que os dois jogadores têm contrato com o Guará, claro que após mais essa conquista, estes atletas se valorizaram ainda mais, recebendo propostas de outros grandes clubes do Brasil e despertando o interesse de equipes do exterior”, informou Carlito.

A grande certeza que fica é que do bom trabalho desenvolvido no ano de 2007 pelo Guaratinguetá surgiram ótimos frutos, Edson Bastos e Jéci são provas vivas disso.