ABC anuncia cortes após rebaixamento à Série D do Brasileirão

Clube potiguar confirma reavaliação de contratos e demissões para ajustar orçamento de 2026.

ABC inicia reestruturação, corta gastos e busca reduzir folha após queda para Série D do Brasileirão em 2025.

Foto: Divulgação/ABC
Foto: Divulgação/ABC

Natal, RN, 5 (AFI) – O ABC iniciou uma profunda reestruturação administrativa e financeira após ser rebaixado para a Série D do Brasileirão em 2025. O clube já promoveu cortes de funcionários e trabalha para reduzir a folha, mirando uma economia de pelo menos 35% nos gastos, de olho no planejamento da temporada 2026.

Reuniões com representantes de todos os setores estão sendo realizadas para reavaliar contratos, fornecedores e demais despesas operacionais. A ideia é garantir que o clube cumpra suas obrigações financeiras, mesmo com a queda para a quarta divisão nacional.

REBAIXAMENTO NO BRASILEIRÃO

O presidente Eduardo Machado reconheceu o momento difícil e afirmou, em pronunciamento, que será necessário “cortar na carne” para ajustar o departamento de futebol à nova realidade. Segundo ele, “o planejamento tem que ser reavaliado” e “o orçamento X que você vinha contando com a Série C não vai ser mais esse orçamento. Esse orçamento vai diminuir”.

Jogadores que disputaram a Série C já negociam o encerramento de contratos e formalizam acordos com a diretoria. O clube ainda busca um novo executivo para o comando do futebol.

ABC E O DESAFIO NA SÉRIE D

Nos últimos anos, o ABC viveu um verdadeiro sobe e desce entre as divisões do Campeonato Brasileiro. Entre 2015 e 2025, o clube foi rebaixado quatro vezes e conquistou três acessos, alternando entre as Séries B, C e D. Com a nova realidade financeira, o objetivo é ajustar a estrutura sem perder a capacidade de investir no elenco e nas atividades esportivas.

Alguns funcionários já foram desligados como parte do enxugamento, enquanto o clube busca se reorganizar para voltar mais forte no próximo ano.