ABC 2 x 4 Guaratinguetá - Após "briga de amigos", goleada e quebra de vitórias
Dois jogadores do ABC brigaram entre si, um foi expulso e o Guará tirou proveito disso para golear
Natal, RN, 19 (AFI) – O ABC perdeu a chance de chegar ao recorde de vitórias seguidas dentro do Campeonato Brasileiro da Série B ao perder para o Guaratinguetá, por 4 a 2, neste sábado à tarde, no Estádio Frasqueirão, em Natal (RN), pela 31.ª rodada. O time potiguar vinha de seis vitórias consecutivas, igualando a marca do Palmeiras, mas acabou perdendo também uma invencibilidade de 10 jogos.
A derrocada começou num lance curioso, quando o zagueiro Flávio Boaventura foi expulso ao brigar com seu companheiro Giovanni Augusto. O Guará, que saiu perdendo, virou o jogo e venceu com méritos. Após este resultado, o ABC continua com 35 pontos, em 16.º lugar, ainda fora da zona de rebaixamento. De outro lado, o time paulista saltou para a 13.ª posição, com 39 pontos. Esta foi a segunda vitória do Guará fora de casa (antes tinha batido o São CAetano), com retrospecto negativo longe de sua torcida, com duas vitórias, dois empates e 12 derrotas.
Este jogo foi trnasmitido pela Rádio 87 FM, a rádio alternativa de Natal, com narração de Aquino Neto, comentários de Márcio Saraíva e reportagens de Marco Aurélio. No plantão esportivo mais bem informado de Natal esteve Wilson Gomes. A Rádio Super Piratininga, de Guaratinguetá, também levou as emoções deste jogo para todo o Vale do Paraíba, em São Paulo.

JOGO ELETRIZANTE
O primeiro tempo foi eletrizante, com os dois times buscando logo o gol. O ABC saiu na frente com uma “mãozinha” do árbitro Cláudio Mercante Júnior, de Pernambuco, que caiu na “forçada de barra” de Rodrigo Silva que se atirou ao chão após ser cercado por Pedro Paulo. Na cobrança do pênalti, Rodrigo Silva bateu no canto esquerdo e alto do goleiro Saulo, que não alcançou a bola, aos 13 minutos.
No minuto seguinte, Alex Afonso, do time paulista, foi segurado na área por Edson e o juiz não anotou a penalidade máxima. Aos 25 minutos, o Guará empatou com Rafinha, que entrou na área em diagonal após passe de Alex Afonso e bateu forte. A bola entrou rasteira no canto esquerdo de Wilson Júnior.
Aos 34 minutos aconteceu o lance mais polêmico do jogo. O zagueiro Flávio Boaventura foi reclamar com o companheiro Giovanni Augusto, que não gostou e enfiou as duas mãos no rosto dele. Os dois ficaram se xingando, enquanto os jogadores paulistas foram em cima da arbitragem – do juiz e do bandeirinha – para que alguém fosse punido. Desta vez de forma correta, o juiz expulsou Boaventura que já tinha antes recebido o cartão amarelo.

CONFUSÃO BOBA
Inconformado, Boaventura saiu correndo atrás de Giovanni, mas foi contido pelos seus próprios companheiros. Até que ele saísse de campo, vaiado pela torcida, houve um momento de muita desconcentração do time potiguar. Disso se aproveitou o Guará que cobrou a falta com rapidez no meio de campo e Ruan, de maneira inteligente, bateu por cobertura. O goleiro Wilson Junior estava bem adiantado. Guará, 2 a 1, aos 36 minutos.
O empate aconteceu em seguida, aos 38 minutos. Rodrigo Silva tabelou com Gilmar, saiu em velocidade e, na grande área, bateu cruzado e de esquerda. A bola, caprichosa, passou entre as pernas de Saulo. O Guará continuava no ataque e fez o terceiro gol aos 46 minutos Alex Afonso, que testou firme após cruzamento de Murilo, fazendo 3 a 2.
No segundo tempo, o ABC ainda tentou ir ao ataque, mas sentiu muito o fato de atuar com um jogador a menos. De outro lado, o Guará tocou a bola e “cozinhou” o adversário. E ainda teve chances nos contra-ataques para ampliar. Aos 32 minutos, “matou” o jogo. Após escanteio cobrado por Michel, o zagueiro Marquinhos se antecipou na pequena área e desviou de cabeça. A torcida desanimada, começou a deixar o estádio. Não dava mais para virar.
DOIS JOGOS PARA O ABC
O ABC fará dois jogos nesta semana. Na terça-feira, às 19h30, em jogo adiado da 29.ª rodada contra o Paysandu, em Belém (PA). No sábado, pela 32.ª rodada, o time potiguar vai enfrentar o Oeste, sábado, às 16h20, em Itápolis (SP). De outro lado, o Guará só volta a campo no outro sábado, dia 26, quando fecha a rodada, em casa, diante do Boa Esporte.





































































































































