A verdade, nada mais do que a verdade
A verdade, nada mais do que a verdade
Quando crianças, sempre nos disseram para falar a verdade, não é mesmo? E se a gente mentia e depois era descoberto, podia se preparar para o castigo ou, até mesmo, para algumas palmadas.
O problema é que, depois que a gente cresce, nem sempre consegue falar toda a verdade. A própria vida, com suas imposições, muitas vezes nos obriga a ser, digamos, não totalmente sinceros. Isso é ruim, mas infelizmente faz parte.
Por isso, quando nos deparamos com atitudes como a tomada pelo árbitro Cláudio Mercante Júnior/PE, ficamos muito satisfeitos e temos a certeza de que o ser humano, embora falível, na maioria das vezes é merecedor de crédito. Refiro-me, claro, à postura adotada por ele quando de seu julgamento pelo STJD, há alguns dias.
Na referida sessão, Mercante admitiu ter advertido duas vezes com o cartão amarelo um mesmo atleta do América/RN, em partida disputada contra o Corinthians/SP. Por unanimidade, ele foi punido com 30 dias de afastamento, conforme determina o artigo 259 (deixar de observar as regras do jogo). Mas sua sinceridade o ajudou a ser desqualificado de outro artigo no qual também estava incluso, o 266 (deixar de registrar ocorrência).
Por isso, fica aqui não com conselho, mas uma opinião a todos os colegas: falem sempre a verdade. Sejam sinceros na elaboração dos documentos oficiais dos jogos, sobre equívocos cometidos nos campos de futebol, sobre problemas pessoais que possam interferir no rendimento em campo, sobre lesões sentidas que impossibilitem o cumprimento de sua missão, etc.
Pelo menos na arbitragem, a gente pode – e também deve – ser 100% honestos.
Assuntos Institucionais
Festa de Final de Ano – Inscreva-se!!!O associado que desejar participar do jantar dançante de confraternização, a ser realizado na última sexta-feira de novembro, deverá inscrever-se junto a Secretaria do Sindicato. O período, sem qualquer ônus, vai até o dia 9 de novembro. Após esta data, o convite deverá ser adquirido a R$ 30,00 (trinta reais) por pessoa.
Obs.: O Associado terá direito a levar um convidado (esposa, noiva ou namorada; ou marido, noivo ou namorado).
Campeonato Feminino 2005/2006Aviso a quem tem interesse de acionar judicialmente os valores a receber da Federação Paulista de Futebol Amador:
1 – Entregar ao Departamento Administrativo uma declaração solicitando que o Departamento Jurídico entre com uma ação judicial e informar o número de jogos em que trabalhou e qual o valor que tem a receber.
2 – Atualizar Ficha Cadastral no SAFESP e conferir se as cópias de RG, CPF e Comprovante de Residência estão atualizados.
Cooperativa dos Árbitros
A Cooperativa dos Árbitros do Estado de São Paulo nasceu e com ela também um novo tempo para a arbitragem paulista. Lembro aos associados que, em 29/08/1997, o assunto foi tratado e aprovado, porém não houve interesses de prosseguir com a idéia. Dez anos depois, a Cooperativa é uma realidade. O SAFESP, sabedor dos benefícios para os associados, apóia a iniciativa e conclama os árbitros a participarem. O melhor sistema de administração é o Conselho de Administração e é por ele que devem trabalhar.
Auxílio a Associados
O benefício para os árbitros lesionados continua em vigor, desde que seja comprovado que a lesão foi adquirida em jogo oficial, teste físico ou treinamento. Envie correspondência e atestados médicos para que possamos encaminhá-los à FPF. É o SAFESP, cumprindo sua missão social.
Seguro de Vida
Dentro do assunto benefício, lembro que 40% dos valores recebidos pelos 5% (cinco por cento) são destinados ao seguro de vida em grupo que, nos últimos quatro anos, minimizou a dor de seis famílias de companheiros nossos.
Psicóloga, Dentista e PiscoterapeutaOs associados estão satisfeitos com os trabalhos da psicóloga e do odontólogo. Agora chegou a vez do psicoterapeuta. Aguardem novidades.
Árbitros que mais atuaram no futebol brasileiro e paulista em breve!Estamos finalizando dois livros. O primeiro é voltado aos árbitros paulistas que mais atuaram no futebol estadual e nacional. Ele apresentará dados oficiais de 1967 a 2007, portanto 40 anos de estatísticas. Os dados de 1967 a 1997 já estão sendo fechados. Faltam os de 1997 a 2007. Em relação aos árbitros que atuaram no futebol paulista, idem. Estamos iniciando e vamos realizá-lo. Por fim, a biografia dos principais árbitros também será disponibilizada aos interessados. É o SAFESP, cumprindo sua missão cultural.
1001 perguntas sobre as regras
Com apoio dos estudiosos (conclamo outros a participar), estamos com quase 500 questões sendo revisadas. Em breve, lançaremos um livro com mil e uma perguntas sobre as regras do jogo. Agradeço ao Sandro Ricci (DF), Vicente Romano (SP), Márcio Verri (SP), Dionísio Domingos (SP), Roberto Perassi (SP) e tantos outros que estão enviando questões. Participe você também.
Jogos da Cidade 2007
Algumas pessoas têm comentado sobre os Jogos da Cidade. A AAGSP, após receber o repasse da Secretaria, está efetuando o pagamento acordado verbalmente, pois temos plena confiança de que os compromissos serão assumidos. Em relação a um documento tão decantado, solicito a divulgação imediata, pois a Lei de Licitações é clara sobre o assunto. Lembro que trabalhei em comissões fiscalizadoras durante anos e tenho vasto conhecimento sobre cartéis, monopólios, etc.
Carteira Social 2008Associados: enviem as fotos 3×4 para confecção das carteiras 2008.
Lista Telefônica
Em 2008, disponibilizaremos a Lista Telefônica para os Árbitros. Este é o quinto comunicado sobre o assunto. Em novembro será o último aviso e em dezembro enviaremos o trabalho à gráfica.
Aproveitando o ensejo, solicitamos que os associados informem alterações cadastrais, principalmente os telefones para contato. Isto pode ser feito por carta simples, telefone, e-mail ([email protected]) ou pelo site www.safesp.org





































































































































