A surpreendente reação do Juventude, Tigre receberá apoio, Barra e Cianorte disputarão partida histórica

O sábado na Arena Barra, em Itajaí, vai ser os 90 minutos mais importante da história de Barra e Cianorte

Na Série C, uma das mais disputada dos últimos anos, poderá colocar três clubes do sul na Série B em 2026.

Captura de Tela 2025 09 02 as 18.46.54
Barra e Cianorte fazem jogo decisivo

Campinas, SP, 02 (AFI) – O futebol entra na reta decisiva para os clubes do sul do país, principalmente nas Séries C e D, com o início do quadrangular que indicará os quatro clubes que irão disputar a segunda divisão em 2026, e o acesso inédito ou o retorno para alguns clubes na terceira divisão.

O sábado na Arena Barra, em Itajaí, vai ser os 90 minutos mais importante da história de Barra e Cianorte. A última vez que o Cianorte disputou a Série C foi em 2005, quando existiam apenas três divisões do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Leão do Vale caiu ainda na primeira fase no grupo que classificou Londrina e Cene-MS para o mata-mata.

O clube catarinense foi fundado em 18 de janeiro de 2013, o Pescador, como é conhecido, tem uma história jovem, porém repleta de conquistas e com uma assinatura dourada. Nos profissionais, o Barra FC foi campeão invicto das Série C e Série B do Campeonato Catarinense, em 2015 e 2021, respectivamente.

Na partida de ida, disputada em Maringá, empate sem gols, difícil cravar quem conseguirá o acesso, o Barra jogará em casa, mesmo sem uma torcida presente, muitos da região do vale do Itajaí estarão presente para acompanhar, da mesma forma torcedores do Leão do Vale, se deslocarão do Paraná para Santa Catarina.

Na Série C, uma das mais disputada dos últimos anos, poderá colocar três clubes do sul na Série B em 2026.

As minhas apostas do grupo B, está depositada em Caxias, o melhor clube da primeira fase, ao lado do Londrina, clube muito forte jogando no estádio do Café. 

No grupo C, o Brusque terá o caminho mais sinuoso nesta segunda fase, terá Náutico, Guarani e Ponte Preta no caminho, corre por fora, pois uma das vagas, acredito que ficará com um clube de Campinas e o Náutico, mas se fizer prevalecer o fator local, além de surpreender, conquistará o acesso.

Na busca de apoiar o retorno a principal divisão do futebol brasileiro, a Prefeitura de Criciúma vai patrocinar o Criciúma Esporte Clube. A diretoria do Tigre e o município alinharam um valor de R$ 500 mil até o fim do ano por meio da Lei do Patrocínio, aprovada na Câmara de Vereadores no mês de abril deste ano. 

A legislação permite que o município receba ou realize patrocínios, o tigre é o quarto colocado com 39 pontos, dois a menos que a Chapecoense, ocupando a terceira posição. O Coritiba, segue firme igual uma rocha no G4, na segunda posição com 43 pontos.

Enquanto isso, Operário, Athlético e Avaí, seguem marcando passo na competição, cada vez mais longe do G4, precisando melhorar e muito o seu rendimento em campo se querem o acesso, eu particularmente, vejo isso muito longe de acontecer, mas o futebol é imprevisível algumas vezes (ou não).

No Rio Grande do Sul, a pausa para a data Fifa, será de ajustes para Grêmio, Internacional e Juventude.

O clube da serra gaúcha, após a chegada de Tiago Carpini, e com os novos reforços tem deixado a torcida da papada com a esperança da permanência na Série A, mesmo com uma sequencia dura de jogos neste mês de Setembro, é possível reverter a situação que para muitos estava fadado ao insucesso, mas pelo conheço do trabalho de Júlio Rondinelli, executivo de futebol jaconeros, o Juventude poderá até sonhar com uma vaga na Copa Sul Americana.

Na capital, se de um lado busca qualificar o elenco, do outro lado, após cinco jogos sem vencer, o Internacional venceu o frágil Fortaleza, ganhando folego nesta parada de 13 dias sem jogos.

Roger Machado vive nos últimos dois meses sob forte pressão, mesmo contrariado em algum momento pelos colegas de imprensa, segue prestigiado, mesmo quando colocou o cargo a disposição, uma eventual saída causaria um enorme prejuízo para o colorado, colocando ate mesmo em risco a sua presença na elite do futebol brasileiro.

Mano Menezes, após reclamar publicamente da fragilidade do elenco, fato que já foi dito em fevereiro por Gustavo Quinteros, e mais um aporte de R$ 65 milhões por parte do empresário Marcelo Marques, onde o alvo era a contratação de Roger Guedes, mas com os pés no chão e racionalidade, o clube trouxe Noriega do Alianza Lima (Peru). 

Ainda não confirmado até o fechamento da coluna, o ex-seleção brasileira, Chelsea e Corinthians, o meia atacante Willian, mesmo com 37 anos, tem experiencia de sobra para contribuir com o trabalho de Mano Menezes. A outra contratação foi do lateral vindo do Palmeiras, Marcos Rocha.

Registramos ainda os campeões da segundona catarinense e gaúcha, o Carlos Renaux de Brusque e o Novo Hamburgo, do excelente técnico Rogério Zimmermann, confirmaram o título.

A comissão eleitoral do Grêmio FBPA, marcou para o dia 27, às eleições para renovação de 150 nomes e 30 suplentes do Conselho Deliberativo do clube, ao todo disputarão a eleição seis chapas, que precisam ultrapassar a clausula de votação no percentual de 15%.

Em conversa com Luigi Antonio Gerace, um dos lideres da Chapa Forte e Copeiro, confirmou a entrega da nominata da chapa na ultima sexta-feira e confirmou presença na festa alusiva aos 122 anos do tricolor porto alegrense, que será realizada na Associação Leopoldina Juvenil, dia 17, às 19h30.