A petulância de Neymar coloca Tite em uma posição difícil sobre a Copa América

Por muito tempo já se tem a ideia de que os talentos do jogador Neymar o dão privilégios

​No sábado (27/04), após derrota contra o Paris Saint-Germain, Neymar resolveu que a melhor forma de lidar com um torcedor seria afundar um soco no rosto do rapaz

0002050389368 img

No sábado (27/04), após derrota contra o Paris Saint-Germain, Neymar resolveu que a melhor forma de lidar com um torcedor seria afundar um soco no rosto do rapaz. Naquele momento, Tite – o treinador da seleção brasileira – deve ter se sentido péssimo. Como lidar com um jogador que, aos 27 anos, expressa publicamente a sua petulância e não mostra sinais de que o seu comportamento mudará tão cedo?

Tite agora está numa posição desconfortável. Setembro passado, o atacante Douglas Costa foi visto cuspindo em um oponente enquanto parte do Juventus. Como resultado, Douglas foi suspenso na Itália e Tite o deixou temporariamente fora da seleção brasileira. Ficou claro que as medidas tomadas foram uma forma de punição para o comportamento inadequado do jogador. Nesse ano, o comportamento de Neymar deixa Tite em maus bocados.

Como fica Neymar na Copa América?

Diante da cena evocada pelo jogador favorito do Brasil, abre-se questões sobre como Neymar ficará na Copa América. O evento já possui datas anunciadas, sendo a primeira disputa da seleção brasileira contra a Bolívia. Os fãs do esporte estão com altas expectativas, e apostas esportivas estão sendo feitas a todo momento em plataformas de especulações, como as que são de propriedade da grande NetBet. Essa animação reflete o fato de que os talentos do menino Neymar poderão o conceder privilégios.

Neymar precisará de todo o apoio de Tite se quiser participar da Copa América. (FONTE: Fabrice Coffrinia / AFP / Getty Images)

Neymar precisará de todo o apoio de Tite se quiser participar da Copa América. (FONTE: Fabrice Coffrinia / AFP / Getty Images)

Afinal, as circunstâncias agora são outras. Uma coisa é deixar Douglas Costa de fora. Outra, é tirar o capitão do time. Principalmente frente à pressão da Copa América sobre a seleção, que ocorrerá no próprio país. Frente à petulância de Neymar, talvez Tite precise fechar os olhos para não correr o risco de perder o seu emprego – o que, provavelmente, ocorrerá caso a seleção brasileira perca o torneio.

Neymar em foco

Por muito tempo já se tem a ideia de que os talentos do jogador Neymar o dão privilégios. Ele é conhecido por ser mimado, petulante e capaz de afundar o navio caso ele não consiga o que quer quando quer. O jogador tem se mostrado como uma figura controversa e extraordinariamente divisiva que sabe como se comunicar com pessoas de sua geração, mas não com o restante delas.

Ocasião em que Neymar agrediu um fã enquanto caminhava pela multidão. (FONTE: Jean Catuffe / Getty Images).

Ocasião em que Neymar agrediu um fã enquanto caminhava pela multidão. (FONTE: Jean Catuffe / Getty Images).

O fato é que os seus episódios de petulância, mancadas e prazer em seu estilo de vida de celebridade têm enorme capacidade de irritar. E, é claro, há muitos que apreciam positivamente as suas derrotas. Entre elas, vale destacar a importante lesão nas costas durante o fim da Copa do Mundo. Ainda, muitos dos fracassos do jogador se devem ao fato de que os oponentes, na maioria das vezes, objetivam tirá-lo do jogo quando em competição.

Nessa situação, o que Tite deverá fazer? Provavelmente, o treinador não tirará Neymar da seleção neste momento, principalmente com a Copa América – que ocorrerá este ano no país. Fazê-lo seria jogá-lo para os tubarões em um momento em que o jogador precisa de apoio. No entanto, certamente Tite irá passar a mensagem que Neymar tanto necessita ouvir neste momento: cresça.