A parcela de culpa de cada um

No futebol, existem leis que parecem imutáveis. Uma delas se refere aos técnicos que, após as derrotas, sempre apontam um culpado: o árbitro, os assistentes, as condições do gramado, e até a postura da torcida adversária e a qualidade da bola são escolhidas para pagar o pato. Mas eles, os treinadores, jamais cometem erros. Ou alguém já viu um deles admitir que errou ao adotar tal esquema tático ou promover uma alteração?

Mas nós, os árbitros, como disse acima quase sempre vítimas de tal situação, também não aproveitamos as chances que temos de mostrar que em nossa casa de ferreiro o espeto nunca é de pau. Um bom exemplo disso foi toda a confusão nas eleições à presidência da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, a ANAF.

Os três candidatos que há meses lutam para ocupar o cargo não perderam a chance de encontrar culpados por todo o imbróglio. Começaram com o regimento eleitoral, passaram pelo estatuto social, pelo presidente da comissão eleitoral, pelo novo presidente da comissão eleitoral, pelas interferências indevidas, pelas promessas de um ou de outro, etc. Mas olhar para o próprio umbigo ninguém olhou.

Meu desejo – ou melhor, minha esperança – é que a partir de agora, quando por decisão do juiz Dr. Luiz Fernando de Andrade Pinto teremos uma nova eleição, os três candidatos assumam seus equívocos e não transfiram responsabilidades, como tão bem sabem fazer os técnicos de futebol.

Árbitros próximos da profissionalização
Os árbitros de futebol do Brasil estão próximos da profissionalização. O deputado Geraldo Pudim, relator do Projeto de Lei 6.405, de autoria do deputado Fernando de Fabinho, votou favoravelmente e já encaminhou seu voto.

Segundo o parlamentar, a partir do momento que for aprovada pelo Congresso a medida garantirá aos árbitros todos os direitos trabalhistas comuns a qualquer outro trabalhador, como FGTS, licença-paternidade, licença-maternidade, férias remuneradas, etc. A responsabilidade pelo pagamento de tais benefícios será da entidade à qual o árbitro estiver inserido.

Geraldo Pudim, por outro lado, vetou uma emenda que exigia curso superior seqüencial, pois tal exigência entraria em conflito com o princípio do livre exercício profissional.

Assuntos Institucionais

Recuperação
Desejamos pronta recuperação ao Sr. Errol Clerris, integrante do Conselho de Ética do Sindicato dos Árbitros de Futebol, acometido de um AVC. Volte logo, Errol; nós precisamos muito de seus exemplos.

Lista Telefônica 2008/2009
O SAFESP irá divulgar a Lista Telefônica 2008/2009 e, para tanto, conclama o árbitro que NÃO DESEJE a divulgação de seu telefone residencial, comercial ou celular a enviar um e-mail ou uma correspondência solicitando a exclusão. Este aviso será repetido mensalmente até dezembro, quando providenciaremos a segunda edição do trabalho. Nesta lista divulgaremos, também, as datas de aniversários. Aguardamos sugestões sobre o que mais ser inserido.

Seja Árbitro de Futebol Amador – Pague apenas o Material Didático: R$ 30,00
Estão abertas Inscrições pra a Turma “José Luiz Guidotti” do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – SAFESP. Os interessados deverão dirigir-se à Diretoria da Escola, que fica na Av. Thomas Edson, 273 – Barra Funda – São Paulo/SP, no horário das 13:00h às 18:00 h, de segunda a sexta-feira. No ato da matrícula serão cobrados apenas R$ 30,00, referentes ao material didático.

Avaliação Teórica dos Árbitros Federados com vistas ao Ranking 2008
A Comissão Estadual de Arbitragem, por intermédio da Escola de Árbitros “Flávio Iazzetti”, informa aos árbitros federados que a Avaliação Teórica para a Relação Estadual de Árbitros será realizada no dia 06/07/07 (sexta-feira), das 20 às 22 horas, nos locais abaixo indicados. Serão 20 questões de múltipla escolha e somente sobre as Regras de Futebol.

Confira os locais:

São José dos Campos – Campus Unip – Rodovia Presidente Dutra

Rio Preto – E M. Dr. Cenobelino de Barro Sena – Av. da Saudade, 3719 – Vila Ercília.

São Carlos – Centro Esportivo do Sesi – R. Cel. José Augusto Oliveira Salles, 1325 – Vila Isabel.

São Caetano do Sul – EE Dona Idalina Macedo da Costa Sodré – R. Cons Lafayete, 619.

Americana – Faculdade de Americana – Av. Joaquim Bôer, 733 – Jardim Luciene

São Paulo – A definir.

Obs.: Confirmar presença com Depto. de Árbitros. Se o árbitro não estiver relacionado em sua região, favor comunicar ao departamento.

Avaliação Física dos Árbitros Federados com vistas ao Ranking 2008
Os árbitros estão sendo avaliados pelo novo Teste da FIFA desde o último dia 26/06. Os testes irão até o dia 03/07 no Clube São José: Estrada das Lágrimas, 90 – São Caetano do Sul/SP.

Árbitros que mais atuaram em São Paulo – Séries A1 e A2
Cléber Wellington Abade; 12 (8 na A1 e 4 na A2); José Henrique de Carvalho; 12 (10 e 2); Phillipe Lombard; 12 (8 e 4); Paulo César de Oliveira; 11 (10 e 1); Wilson Luiz Seneme; 11 (9 e 2); Eduardo César Coronado Coelho; 10 (8 e 2); Milton Etsuo Ballerini; 10 (5 e 5); Otávio Corrêa da Silva; 10 (6 e 4); e Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral; 10 (8 e 2).

Nota de Falecimento
Lamentamos a passagem do Sr. Baptista Pereira, genitor do Sr. Dárcio Pereira, vice-presidente do SAFESP, cujo sepultamento ocorreu no último dia 26/06 no Cemitério da Quarta Parada, em São Paulo/SP. Rogamos a Deus que o receba e ampare a família do nosso ilustre dirigente.