A Luxemburgo o que é do Vanderlei
Luxemburgo ganhou vários títulos, campeão de Estaduais, de Brasileiros por 5 vezes e Copa do Brasil.
Luxemburgo ganhou vários títulos, campeão de Estaduais, de Brasileiros por 5 vezes e Copa do Brasil.
Escrever sobre treinadores, além de prazeroso, é uma maneira de eu me sentir mais perto do futebol. Atualmente, com a falta de grandes jogadores em atividade no Brasil, são eles, os treinadores, que estão dando o rumo e a cadência em todos os campeonatos. Mesmo porque, com as vitórias surgem os elogios e com as derrotas, o grito de burro.
Não importa a competição, os treinadores são disputados pelos clubes, que desejam cada vez mais, conquistar um título, uma melhor classificação ou ao menos não cair de divisão. É a supervalorização deles. Vanderlei Luxemburgo ex-lateral medíocre do Flamengo, depois de encerrar a carreira de jogador, foi auxiliar do competente ex-treinador e hoje supervisor do Botafogo-RJ, Antônio Lopes.
Como treinador, Luxemburgo ganhou vários títulos, campeão de Estaduais, de Brasileiros por 5 vezes e Copa do Brasil. Também foi treinador da Seleção Brasileira e do Real Madrid. Foi o maior treinador do Brasil e qual o presidente de clube que não o queria no seu time? Com esforço e inteligência, Luxemburgo se tornou um treinador de ponta.
Com 20 minutos de jogo, ele já tinha a leitura da partida. Luxemburgo foi grande, fenomenal, superlativo no Palmeiras, Santos, Corinthians e Cruzeiro. Eu cheguei a ir a São Paulo duas vezes, junto com o meu companheiro de muitas jornadas Artur, para assistir as suas palestras. Ambas lotadas de ouvintes e cheias de novidades e sabedoria.
O QUE ACONTECE ?
E agora, porque nenhum presidente de clube o quer como treinador? Penso que Luxemburgo ainda tem muita bagagem para treinar um grande do futebol brasileiro. Ele não precisa mais ser o maneger de outrora, como pregava e fazia. No Santos, com a presidência do Marcelo Teixeira, Luxa mandava em tudo. Tinha a chave do cofre.
Em seu livro recém lançado, Tostão comenta que certa vez foi a Santos fazer uma matéria com o Luxa e na entrada da sua casa, tinha uma grande foto com ele todo maquiado.
“Nunca vi tanta vaidade e breguice”, escreveu Tostão.
Imagino que hoje, Luxa quer apenas um clube com boa estrutura e um elenco razoável, para colocar todo o seu conhecimento dentro de campo. Só nas 4 linhas. O São Paulo, clube em que ele ainda não trabalhou, seria uma ótima casa para ele. Luxemburgo foi um cracaço como treinador.
Será que ainda é? De modo particular, eu gostaria de vê-lo treinando um grande time.
O professor só quer um projeto para tocar. E vencer.





































































































































