A Libertadores está entre Atlético-MG e Flamengo

Atlético-MG e Flamengo são os favoritos ao título, independentemente das ótimas campanhas dos outros

Apesar do futebol ser uma caixinha de surpresas, aposto nos dois

Atletico
Foto: Pedro Souza/Atlético

Campinas, SP, 20 – Escrevo este texto na tarde de quinta-feira. Na noite de hoje, jogam Barcelona, do Equador e Fluminense, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Ainda assim, vou antecipar minha análise sobre quais os clubes que em minha opinião vão disputar a grande final desta importante competição do futebol sul-americano.

Meus favoritos são (pela ordem) Atlético-MG e Flamengo. Fluminense ou Barcelona, quem passar pelas quartas de final, não passa pelas semifinais. Quanto ao Palmeiras, é um time forte, bem armado, que tem elenco e um bom treinador mas, numa comparação com Atlético e Flamengo, o considero estar num patamar abaixo.

Quem ler o que estou escrevendo, pode até dizer que estou louco ou que “futebol é uma caixinha de surpresas” ou que “em futebol, nem sempre o melhor vence”. Ainda assim, pela análise que fiz, considero o Atlético de Cuca como o mais credenciado a ganhar essa Copa. O Flamengo, que também tem ótimo elenco e um grande treinador (Renato Gaúcho), seria o segundo clube com mais chance de chegar lá, mas me parece estar no momento um pouco abaixo do Galo mineiro.

CAMPANHAS

Durante a atual Libertadores o Palmeiras, que ainda comemora a massacrante vitória sobre o São Paulo, até fez uma boa campanha nesta Copa. Na Fase de Frupos foi o líder de sua chave com 15 pontos ganhos, 5 vitórias e uma derrota. Marcou 20 gols e sofreu 7.

Nas oitavas, venceu a Universidad Católica do Chile por 1 a 0 em Santiago e por 1 a 0 na Allianz Arena. Nas quartas, empatou em 1 a 1 com o São Paulo no Morumbi e venceu por 3 a 0, na Allianz. Ou seja: tem até agora 8 vitórias, 1 empate e uma derrota na Libertadores. Marcou 26 gols e sofreu 8. Saldo de 18 gols.

O Flamengo não perdeu nenhum jogo até agora. Na fase de grupos venceu 3 e empatou 3. Nas oitavas venceu o Defensa y Justicia em Buenos Aires por 1 a 0 e ganhou por 4 a 1 no Maracanã. Nas quartas, ganhou do Olímpia em Assunção por 4 a 1 e por 5 a 1, no Maracanã. Ao todo foram 28 gols pró e 12 gols contra. Saldo de 16 gols.

BATEU OS GIGANTES DA ARGENTINA

O Atlético-MG que, em minha opinião, é o favorito ao título, ganhou 16 pontos na fase de grupos com 5 vitórias e 1 empate (está invicto na Libertadores até agora). Marcou 18 gols e sofreu apenas 3. Saldo positivo de 15 gols. Mas vale lembrar que foi o Galo de Minas quem desclassificou os dois maiores adversários dos clubes brasileiros nesta Copa, o Boca Juniors e o River Plate.

Contra o Boca o Atlético empatou duas vezes. Na segunda empatou no tempo normal e ganhou nos pênaltis por 3 a 1. Contra o River o Atlético ganhou em Buenos Aires por 1 a 0 e no Mineirão por 3 a 0. Duas vitórias maiúsculas que o credenciam como um time muito forte, copeiro e muito preparado para disputar essa Libertadores.

ESTÃO COM NADA

Pelo menos, na minha opinião é isso aí. Quanto a Flu ou Barcelona, confesso que nem levo em consideração. Acho que mesmo que se esforcem não passarão das semifinais da Copa. Me desculpem os palmeirenses que não devem concordar com o que escrevi aqui. Mas é exatamente o que penso e respeito qualquer opinião em contrário. Somos democrátas e não nos consideramos donos da verdade. Posso sim errar nas minhas previsões. Mas tenho coragem de fazê-las.

Confira também: