A incrível história da camisa do PSG

O primeiro uniforme do clube foi composto por camisa vermelha, calção branco e meias azuis, combinação utilizada até 1973

Screenshot 61

Campinas, SP, 23 (AFI) – No auge dos seus 51 anos, o Paris Saint-Germain foi fundado em 12 de agosto de 1970 por um grupo que sentia necessidade da capital da França ter um grande time. Nascido da fusão do Paris FC (que ainda existe após um racha ocorrido dentro do PSG) e o Stade Saint-Germain, equipes inspiraram as cores do atual clube.

O primeiro uniforme do clube foi composto por camisa vermelha, calção branco e meias azuis, combinação utilizada até 1973, quando o uniforme foi modificado para o tradicional de camisas, calções e meias azuis e uma faixa vertical vermelha contornada em branco ao centro.

Dizem que a opção pela faixa vertical no centro da camisa surgiu após o presidente do clube na época, Henri Patrelle, ter se encantado com o uniforme do mágico time do Ajax-HOL de Cruyff (que possui a tradicional faixa vermelha ao centro) para incorporar a combinação ao uniforme do PSG.

Se a camisa do Ajax serviu como inspiração ou não, o fato é que o PSG conseguiu crescer gradativamente no futebol profissional da França nos anos seguintes a ponto de ter conquistado títulos como a Recopa Europeia de 1995-1996, três Campeonatos Francês, oito Copas da França entre outros.

Ao longo dos anos, a equipe mudou bem pouco suas camisas porém foi na década de 90 que o clube montou um esquadrão e que possuía um belo produto feito pela Nike  que vestiu craques como Raí que nessa época venceu o campeonato francês e a Copa do Mundo de 1994, a camisa do time possuía patrocínio da Opel assim como o Milan. O PSG foi um dos primeiros clubes que a Nike assumiu no futebol em 1989, substituindo a Adidas, ou seja, já são 30 anos de parceria. Em 2019, clube e fornecedora renovaram o acordo até 2032, apesar disso, o presidente do clube francês já deu entrevistas dizendo que já procurou a marca para renegociar os valores do atual contrato e tratar de uma provável renovação.

Ao longo dos anos, a equipe mudou bem pouco suas camisas (ao contrário de vários clubes da Europa), com exceção dos uniformes reservas, que sofreram mais variações ao longo das décadas. O PSG já jogou com camisas brancas e faixas verticais nas cores azul e vermelho, camisa cinza com uma faixa branca horizontal e outra também cinza, mas com faixa horizontal na cor vermelha com contorno em azul, camisa toda branca e calção vermelho, e a tradicional camisa vermelha com calções ora brancos, ora azuis. Para a temporada 2021 2022, o PSG radicalizou ao abandonar a faixa tradicional e usar uma camisa totalmente azul e com o logo da Air Jordan ratificando a parceria entre o futebol e o basquete.

A continuidade da parceria é vista como um sucesso comercial, ainda mais após a parceria com a marca de Michael Jordan, considerado um case de extremo sucesso no mundo do marketing esportivo. De acordo com números divulgados pela Nike, o PSG superou um milhão de camisas vendidas. O principal impacto se deu nos Estados Unidos. No país, houve um aumento de 470% nas vendas da camisa do clube parisiense. Os números já vinham impressionando desde o primeiro final de semana de vendas, quando chegou a 40 mil unidades comercializadas.