A festa vai começar! Série C tem largada neste domingo. Veja
Campinas, SP, 04 (AFI) – A Série C do Campeonato Brasileiro de 2008 terá início neste domingo, envolvendo 63 clubes, movimentando 1.134 jogadores, considerando 18 atletas por equipe, além de 63 treinadores e preparadores físicos, 124 profissionais envolvidos na arbitragem dos jogos.
Todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal estarão representados, com exceção de Rondônia. São Paulo tem o maior número de representantes, no total de sete agremiações. Já Acre, Tocantins, Amapá e Roraima terão um representante cada.
Tradição em campo
Equipes tradicionais e que já freqüentaram a Série A do Campeonato Brasileiro estarão presentes, casos de Guarani, Brasil-RS, Caxias-RS, América-MG, Santa Cruz-PE, Paysandu-PA Remo-PA, Operário-MS, Campinense-PB e Treze-PB.
Quatro já foram campeões da Série B: Paysandu, Guarani, América-MG e Sampaio Corrêa. O time de Campinas, inclusive, já levantou a taça da Série A em 1978, sendo até hoje o único clube do interior do Brasil a alcançar o feito.
Além disso, outros seis clubes já conquistaram a Série C: Remo, Ituano, Paulista (como Etti Jundiaí), Sampaio Corrêa, Atlético Goianiense e Operário-MS.
Com sete títulos, o Estado de São Paulo lidera o ranking dos campeões da Série C, seguido do Rio de Janeiro, com três títulos, Goiás, Pará e Santa Catarina com duas conquistas e Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Paraná, com um título cada.
O maior artilheiro da competição é o folclórico Túlio Maravilha, que jogando pelo Vila Nova de Goiás marcou 27 gols na edição do ano passado.
Representantes por estado:
SÃO PAULO: Linense, Noroeste, Guarani, Guaratinguetá, Ituano, Mirassol e Paulista;
RIO DE JANEIRO: Boa Vista, Duque de Caxias, Macaé e Madureira;
RIO GRANDE DO SUL: Inter de Santa Maria, Brasil de Pelotas e Caxias;
MINAS GERAIS: América, Ituiutaba e Tupi;
PARANÁ: J. Malucelli, Engenheiro Beltrão e Toledo;
PERNAMBUCO: Central, Petrolina, Salgueiro e Santa Cruz;
BAHIA: Alagoinhas, Vitória da Conquista e Itabuna;
GOIÁS: Anápolis, Atlético Goianiense e Itumbiara;
SANTA CATARINA: Metropolitano e Marcílio Dias;
CEARÁ: Icasa e Horizonte;
PARÁ: Águia de Marabá, Paysandu e Remo;
RIO GRANDE DO NORTE: Potiguar e Santa Cruz;
ALAGOAS: ASA E CSA;
ESPIRITO SANTO: Linhares e Serra
DISTRITO FEDERAL: Dom Pedro II e Legião;
MARANHÃO: Bacabal e Sampaio Corrêa;
PARAÍBA: Campinense e Treze;
MATO GROSSO DO SUL: Águia Negra e Operário;
AMAZONAS: Holanda e Fast Clube;
SERGIPE: Confiança e Sergipe;
PIAUÍ: Barras e Picos;
MATO GROSSO: Luverdense e Mixto;
ACRE: Rio Branco;
TOCANTINS: Palmas;
AMAPÁ: Cristal;
RORAIMA: Progresso
Fórmula de disputa
A Terceirona nacional será composta por quatro fases, da seguinte maneira:
1ª Fase: 63 clubes dividos em 15 grupos de quatro equipes e um com três, jogando em turno e returno, classificando-se as duas melhores equipes por grupo. Desta forma, 32 times passam à segunda fase.
2ª Fase: Os 32 classificados serão divididos em oito grupos de quatro times, com turno e returno, dentro de cada grupo, seguindo na competição os 16 melhores;
3ª Fase: Os 16 clubes classificados serão divididos em quatro grupos de quatro clubes, com turno e returno dentro dos grupos, seguindo em frente os 8 melhores.
4ª Fase: Os oito clubes classificados jogarão entre si, com turno e returno. Depois desta verdadeira maratona, os quatro melhores sobem para a Série B de 2009. Os times que ficarem entre a 5ª e a 20ª posição se garantem na Série C do ano que vem, já que em 2009 a Terceirona contará com 20 equipes. A CBF já anunciou a criação da Série D a partir do próximo ano.





































































































































