A conta é mandioca brava

Na Republiqueta da Mandioca parece que a impunidade está sendo incinerada nos fornos do resgate da ética e da moralidade

A conta da copa das Copas é altíssima, sem considerar o passivo social que restou, como por exemplo, as das de 70 mil famílias que moravam em habitações subnormais

0002050105921 img

Uma das últimas maldições da Copa das Copas acaba de chegar. Não bastasse mais uma conta a ser paga, a Lava-Jato chegou a Pernambuco e, pelo jeito, o juiz Sergio Moro irá mais longe e quem pegou propina pode preparar o lombo e o saco de dormir para curtir férias na cela da Polícia Federal na fria Curitiba. Desgraça pouca é bobagem.

Na Republiqueta da Mandioca parece que a impunidade está sendo incinerada nos fornos do resgate da ética e da moralidade, colocando nos seus devidos e merecidos lugares os ladravazes da honra nacional e da dignidade humana.

Maracanã virou 'Maracanazo' por causa dos custos não projetados para a Copa do Mundo

Maracanã virou ‘Maracanazo’ por causa dos custos não projetados para a Copa do Mundo

A conta da copa das Copas é altíssima, sem considerar o passivo social que restou, como por exemplo, as das de 70 mil famílias que moravam em habitações subnormais e que foram removidas para não atrapalhar as obras da Copa.

Quem entrou nessa aventura sabe o quanto vai ter que pagar. Cartolas idiotas acreditaram que o governo não apresentaria a conta de cada estádio.

As construtoras que lamberam os beiços com financiamento do BNDES,a juros (TJLP – taxa de juros de longo prazo) bem menores que os juros praticados no mercado. Pior que o dinheiro do BNDES é o dinheiro do FGTS – patrimônio dos trabalhadores. Um escândalo porque a remuneração do FGTS é de 3% ao ano.

O banco repassador tem a sua comissão, coisa de 2%. O agente bancário fica com quase 70% da remuneração de quem é dono do patrimônio, no caso o trabalhador. Algum babaquara ideológico condenou essa espoliação do patrimônio de quem trabalha ? Ou ficou em silêncio conivente só porque a Copa era um projeto eleitoral do governo?

Aqueles que foram à Europa no Trem da Alegria, para garantir a Copa aqui, entre eles o impoluto Romário, foram coniventes. Perdemos a Copa com uma goleada histórica que virou piada nacional e internacional. Para se ter uma ideia, um vereador de Campinas criou o dia do gol da Alemanha.

Arena Pantanal virou elefante branco inacabado e em más condições de uso

Arena Pantanal virou elefante branco inacabado e em más condições de uso

Mas e a conta final, como é que fica ? O governo não tem moral para perdoar dívidas de quem entrou nessa aventura de estádios que são elefantes brancos.

A empresa que construiu o Maracanã está desistindo porque, ao contrário do que se dizia, estádio não é poço de petróleo da Arábia Saudita. Até Eike Batista, aquele brasileiro que era dos mais ricos do mundo, entrou no negócio. A construtora que levantou o estádio de Natal quer tirar, se que já não tirou, seu time de campo.

Lá no Sul, a OAS procura uma solução, porque pediu recuperação judicial. Os bancos credores – Banco do Brasil , Santander e Banrisul , procuram uma saída porque a conta é de 170 milhões de reais. Aqui, o Corinthians espera os 400 milhões do ‘naming rights’, que ainda não saiu. O dinheiro da Prefeitura, também não , porque o Ministério Público entrou com ação por ser inconstitucional a doação do terreno.

Como vão resolver isso, só os pais dessa Copa das Copas devem apontar a saída. Na Republiqueta da Mandioca tudo é possível. Só que é mandioca brava. Pior de tudo é se a Lava-Jato resolver botar prá quebrar.

PIXULECOS

Dudu de hoje não poderia nem lustrar as chuteiras do Dudu da Academia na década de 70

Dudu de hoje não poderia nem lustrar as chuteiras do Dudu da Academia na década de 70

1) Num jantar em que estavam Mustafá Contursi Maszjoub, Gilto Avalone, Ricardo Pelegrini, Elvio Borelli e outros jornalistas, discutia-se a mudança do ambiente no Palmeiras. Disseram :

“Dudu mudou o clima no clube”.

Indaguei:

“Mas o Dudu já parou faz tempo, não tem mais idade para jogar”.

Só explicaram depois que esse Dudu talvez possa engraxar as chuteiras do Sr. Olegário, o Dudu verdadeiro.

2) Choro e ranger de dentes no Parque São Jorge. O presidente disse que as finanças serão ruins até o fim do ano. Um cardeal foi mais longe:

“Não há dinheiro nem para cortar o cabelo. Até isso cortaram por medida de economia”.

Arena Corinthians virou palco dos corintianos e um rombo de 400 a 500 milhões, um valor que ninguém sabe ao certo

Arena Corinthians virou palco dos corintianos e um rombo de 400 a 500 milhões, um valor que ninguém sabe ao certo

3) Pois é, presidente. Você e o presidente anterior são sócios na herança maldita. As receitas do futebol vão para o fundo de investimentos, responsável pelo pagamento do estádio. Cadê o dinheiro das cativas, receitas dos bares e restaurantes etc ?

4) O Corinthians não quis fazer um FIDIC – Fundo de Investimentos e Direitos Creditórios. É uma operação que está na moda. O participante deposita seus créditos, paga o deságio na hora de usar o dinheiro e quita suas dívidas que têm juros maiores.

O problema é que o FIDIC oscila entre 1,o% a 1,5% ao mês. Ofereceram ao Corinthians 100 milhões. Prudentemente recusados. Fala-se que o Corinthians tem de 300 milhões a 500 milhões de contratos (tv e publicidade) a receber. Como as rendas dos jogos vão para o fundo de investimentos – pagamento de estádio – pra tocar o time só com aqueles contratos que são uma garantia.