A CASA CAIU - Marin é expulso pela Fifa e pode acabar os dias numa cadeia americana

A casa caiu. De repente, na manhã de quarta-feira, a Justiça dos Estados Unidos divulgou em Nova Iorque, que descobriu forte esquema de corrupção dentro do futebol mundial

Sete dirigentes (entre os quais o vice presidente da CBF José Maria Marin) que estavam reunidos num hotel de luxo na Suíça foram presos a pedido do FBI

0002050082772 img

A casa caiu. De repente, na manhã de quarta-feira, a Justiça dos Estados Unidos divulgou em Nova Iorque, que descobriu forte esquema de corrupção dentro do futebol mundial e que, de início, pedia a extradição de sete dirigentes (entre os quais o vice presidente da CBF José Maria Marin) que estavam reunidos num hotel de luxo na Suíça (onde seria promovida mais uma eleição para a presidência da Fifa).

Marin corre o risco de ver o sol nascer quadradinho numa cadeia americana

Marin corre o risco de ver o sol nascer quadradinho numa cadeia americana

A Justiça suíça fez parceria com a americana e concordou em extraditar todos eles, o que ainda deve demorar algumas semanas até que cada um dos acusados tenha direito a apresentar sua defesa. Se extraditados, esses dirigentes ficarão em território norte-americano até que sejam julgados. A pena máxima para cada um deles pode chegar a vinte anos de prisão, e mesmo no caso de Marin, que tem mais de 83, não haverá benefícios.

Se for condenado, o que parece ser bastante provável, será obrigado a curtir cadeia nos Estados Unidos e não poderá voltar ao Brasil tão cedo. Nas denúncias, foram envolvidas algumas das principais empresas de marketing que gravitam em torno do futebol. Entre elas, a Traffic, do empresário J Hawilla. Este, por sinal, já declarou-se culpado (segundo divulgou a Sportv) e já devolveu mais de 150 milhões de dólares à Justiça americana.

J Havwilla devolveu 150 milhões de dólares, mas teria faturado muito em negociatas

J Havwilla devolveu 150 milhões de dólares, mas teria faturado muito em negociatas

Ainda assim, o processo contra ele vai continuar de pé e no final ele pode ainda ser penalizado. Ou seja. Dois brasileiros estão envolvidos neste escândalo e podem pagar caro pelo que o FBI garante que eles fizeram. Essas apurações devem continuar e podem atingir mais dirigentes e empresários do marketing mundial.

Há até quem garanta que o atual presidente da Fifa também vai acabar sendo envolvido. Marco Polo Del Nero, atual presidente da CBF, por enquanto saiu ileso dessa confusão. Marin, ao contrário, já foi expulso definitivamente do futebol. Dizem que só pela Copa do Brasil e pela Copa América, ele receberia (ou recebeu?) 20 milhões de reais, limpinhos. Será que ele vai gastar isso numa cadeia norte americana???

C * U * R * T * A * S
* ESTOU no futebol há mais de quarenta anos. Conheço tudo de seus bastidores. Até quem ficou rico graças a ele ou que participou de atos de corrupção dentro da CBF, das Federações e dos clubes. Mas qualquer denúncia precisa ser acompanhada de provas claras e incontestáveis.
* CASO o jornalista não tenha essas provas, melhor ficar quieto ou poderá ser processado, julgado e condenado. Por isso preferi guardar para mim muitas dessas histórias, pois sabia que qualquer denunciado viria com tudo prá cima de mim e eu não teria provas reais para me defender.
* GOSTARIA ainda de acrescentar, que provas orais, não valem perante o juiz. Precisam ser provas documentais. Algo que é muito dificil de conseguir e que raramente chegam as mãos de um jornalista. Quando chegam, o fato é publicado e o jornalista consegue se defender sem ameaça de punição.
* DIGO tudo para mostrar que essas denúncias que vão levar Marin e mais seis pessoas aos Estados Unidos para serem julgados, não me surpreenderam. No futebol há muito disso. Há também muita corrupção. Só que a imprensa nem sempre tem provas cabais sobre o assunto.
* E, SEM provas, como disse acima, é impossivel denunciar. No caso de Marin, durante sua carreira politica e esportiva muitas denúncias surgiram. Ele sempre se safou. Mas desta vez, como diz o povão, o “buraco é mais embaixo”. Assim, é provavel que desta vez ele pague pelos erros que cometeu.
* ANTES dessa denúncia, outros brasileiros já fizeram trambicagens dentro do futebol. João Havelange, por exemplo, foi expulso da Fifa por causa disso. O mesmo ocorreu com Ricardo Teixeira. E há outros dirigentes de outras nacionalidades que também passaram por isso. Mas há aqueles que escapam.
* DIGO isso porque já ouvi muitas denuncias contra Joseph Blatter, presidente da Fifa e ele sempre escapou delas. Ele posa de dirigente limpo que não participa de falcatruas. Mas com a presença da Justiça americana neste caso, acredito que mais dia, menos dia, Blatter vai acabar incluido no caso.
* E PARA completar. Além da CBF, há falcatruas nas Federações e clubes. Vejam, por exemplo, o que Juvenal Juvencio fazia no Sâo Paulo. Até pagava com dinheiro do clube carro, gasolina e outras coisas para conselheiros mais chegados e membros de sua familia. Só que ninguém mexeu com ele.
* NO CORINTHIANS, expulsaram Alberto Dualib. Mas os problemas continuaram. Aí está Andres Sanchez enterrando o clube financeiramente e ninguém faz nada. Por que? Conivência? Querem proteger Sanchez? Com que objetivo? Lembro que ser conivente também é crime. Acho bom ter cuidado.
* NOTICIA importante. A Fifa reuniu seu Comitê de Ética e expulsou os sete dirigentes que estão envolvidos no escandalo do quadro de dirigentes da entidade. José Maria Marin, portanto, não poderá mais ser vice da CBF e nem participar de nenhum cargo diretivo no futebol do Brasil ou do mundo.
* DETALHE interessante: os dirigentes inicialmente acusados pela Justiça norte-americana são todos do Continente americano. Ou da América do Norte, ou da América Central ou da América do Sul. Nicola Leoz, que dirigiu a Conmebol durante anos, também está no listão de acusados. Pode ser chamado.
* FALARAM muito numa grande empresa fabricante de material esportivo que participou ativamente destes atos de corrupção. Segundo informam, trata-se da Nike, que patrocina a Seleção Brasileira. Dizem, ela deu 47 milhões para Ricardo Teixeira. E acrescentam que há mais por trás disso.
* JUAN Carlos Osorio se apresenta ao São Paulo no sábado. Deve até viajar com Milton Cruz, que dirigirá o time em Porto Alegre, contra o Internacional. Pelo curriculo apresentado, Osorio me parece um treinador de excelente nivel. Espero que ele dê certo. O futebol brasileiro precisa de caras novas.
* CORINTHIANS liberou Guerrero e Emerson Sheik. Eles não precisam mais jogar pelo Corinthians já que não acertaram suas renovações de contrato. Acho correto. Eles não tinham mais motivação para defender um clube onde não vão continuar. Problema é que Tite não tem bons substitutos.
* SÓ SOBROU um clube brasileiro na Copa Libertadores. O Internacional, de Porto Alegre. Num jogo tumultuado e tenso, o Colorado gaucho venceu o Santa Fé e garantiu sua vaga nas semifinais da competição. Foi uma vitória suada, mas justa. O Inter buscou do gol do primeiro ao ultimo minuto.
* A EXPECTATIVA era a de que o Inter vencesse e o Cruzeiro também. Neste caso veriamos uma semifinal brasileira entre Inter e Cruzeiro. Mas o time de Minas negou fogo. Perdeu feio para o River Plate, da Argentina, por 3 a 0. Uma decepção total. Ninguém jogou nada. Faltou competência.
* SOBRE os dois times brasileiros, eu tenho uma opinião. O Inter é um time melhor dotado e tem alguns talentos que podem desequilibrar. Ainda assim, não apostaria na possibilidade dele ser campeão. As chances não são grandes. Já o Cruzeiro não é o grande time que a imprensa insinuava ser.
* O CRUZEIRO é frágil na defesa. Seus volantes são violentos mas pouco técnicos. No ataque falta um grande atacante., Leandro Damião é fraco e não merece ser titular da camisa nove. É um jogador mediano. As vezes tropeça na bola. E os demais são limitados tecnicamente. Um time apenas regular.
* TEM GENTE que vai contestar essa minha opinião. Mas é o que penso. Ao contrário do que pensa a maioria dos companheiros de imprensa, eu não acho que o Cruzeiro seja aquele timaço que andaram dizendo. É um time que foi bom até no ano passado, mas hoje não tem a mesma qualidade.
* NESTE final de semana o Brasileirão prevê a disputa de um dos clássicos mais tradicionais do futebol paulista, Corinthians x Palmeiras. O jogão será disputado no Itaquerão onde o Corinthians costuma jogar mais e leva ligeiro favoritismo. O momento dos dois times não é bom. Ambos oscilam.
* O CORINTHIANS mesmo entre os primeiros colocados, não tem produzido um bom futebol. O Palmeiras está pior, ao ponto de já anunciarem que se ele perder o clássico, seu técnico, o controvertido Oswaldo de Oliveira, será mandado embora. De qualquer forma é jogo para todo mundo ver. É um jogão.
* O ENCONTRO entre esses dois gigantes sempre oferece bons momentos. Neste domingo então será fundamental para os dois tentar vencer o jogo, pois uma derrota, proporcionará certamente o inicio de uma crise que pode trazer péssimas consequências para o derrotado. É ganhar ou ganhar.
* TIME por time, o Corinthians está um pouco melhor. Mas individualmente, são duas equipes que se equivalem. Qualquer dos dois tem possibilidades de vitória. O Corinthians terá maioria de torcida presente porque o mando é seu. Mas isso não deve pesar na produção dos jogadores do Palmeiras.
* NESTA partida o Corinthians busca a sua “vingança” já que nas semifinais do Paulistão, empatou no tempo normal e perdeu na cobrança de penaltis para o Palmeiras que naquela oportunidade classificou-se para as finais do campeonato. Em tese, os dois times devem priorizar o jogo defensivo.
* EM MINHA opinião ambos devem entrar em campo mais preocupados em não tomar gols, pois nenhum deles está em condições de perder nesse momento. Acho, por isso mesmo, que o mais provavel é que aconteça um empate. E se for assim, que seja um empate com gols O torcedor merece.
* ALÉM de Corinthians e Palmeiras, o grande clássico da rodada, o Brasileirão prevê para o final desta semana os seguintes jogos. Neste sabado jogam Coritiba x Avaí, jogo bastante equilibrado.O Joinville encara o Atlético Paranaense, em seu estádio. Em má fase ele precisa muito desta vitória.
* NO DOMINGO, além de Corinthians e Palmeiras, jogam Santos x Sport, na Vila. O time pernambucano é lider do campeonato e atravessa ótima fase. Peixão vai precisar jogar muito para conseguir a vitória, mesmo em casa. O Inter pega o São Paulo lá no Beira Rio. Um jogão de bola sem favorito.
* O ATLÉTICO Mineiro encara o Vasco da Gama que tem um belo sistema defensivo mas um ataque fraco. Pode acontecer um empate, apesar do Galo jogar em casa onde é sempre muito forte. O Goiás que faz ótima campanha recebe o Gremio. Em tese, o time goiano deve ficar com os tres pontos.
* O FLAMENGO que dispensou Wanderley Luxemburgo tem clássico contra o Fluminense no Maracanã. Jogo sem favorito. Tudo pode acontecer. Os dois times atravessam péssimo momento. Já em Florianópolis, o Figueirense recebe o Cruzeiro que só pensa na Libertadores. Figueira é o favorito.
* BOM lembrar que essa será a quarta das trinta e oito rodadas previstas para esse Brasileirão. No momento os quatro primeiros colocados são Sport, Goias e Corinthians com sete pontos ganhos e São Paulo com 6. Os quatro últimos colocados são Flamengo, Cruzeiro, Figueira e Joinville com 1 ponto.
* DIRETORIA do São Paulo está perdida. Corre atrás de um técnico mas não acerta com nenhum. Quando se imagina que Carlos Miguel Aidar já achou o treinador ideal, ele parte para outro nome sem o menor sentido ético. O Sâo Paulo que sempre teve uma imagem séria, é hoje uma bagunça total.
* EM ALGUNS momentos Aidar parece ter sido prejudicado pela idade. Ele fala e toma posições incompatíveis com o cargo que ocupa. Parece deslumbrado com a presidência, mas não percebe que um bom presidente precisa ser rápido para tomar providências e objetivo em suas decisões.
* JÁ FICOU claro que Aidar blefou quando disse que Milton Cruz ficaria como técnico oficialmente. Na verdade, Aidar nunca quis Milton no cargo. Ele só quis ganhar tempo. Só que o tempo passa e ele não decide. Faz mais de dois meses que Murici Ramalho saiu e até agora não tem um substituto.
* PARA sorte do presidente o São Paulo está em boa situação na classificação geral do campeonato. Mas isso pode mudar. Ideal seria contratar já um treinador definitivo e dar a ele todas as condições para impor seu trabalho. Chega de viagens, de contatos. É contratar ou contratar. Sem delongas.
* OUTRO problema que precisa ser resolvido é o da modernização do Morumbi. O São Paulo, entre os grandes da capital, é o único que está defasado em matéria de estádio. A propalada cobertura não sai nunca. As modernizações também não. E Aidar vai acabar seu mandato com produção zero.
* PALMEIRAS só empatou com o ASA. Torcida pediu a cabeça de Oswaldo de Oliveira. Não demora muito e o treinador será afastado. Basta perder o clássico de domingo para o Corinthians. Em compensação, se ganhar, quem começa a ficar desgastado é Tite. O Timão começa a virar um Timinho.