Amapaense: Times finalistas podem ser eliminados por escalações irregulares. Confira!

Times finalistas podem ser eliminados da competição por supostas escalações irregulares

Screenshot 46 2
Foto: Trem / Instagram / Reprodução

Macapá, AP, 22 (AFI) – O Campeonato Amapaense é um dos mais desorganizados do Brasil e os dois finalistas, Trem e Oratório, podem ter problemas por conta de escalações irregulares. A informação foi divulgada primeiro pelo equipe ‘Rever o Lance’.

CARTÕES NÃO FORAM ZERADOS

Em relação ao Trem, o problema é em relação a Neto Oliveira, o Tcholinha. Neste ano, o regulamento não cita que os cartões amarelos seriam zerados para o mata-mata.

Ele recebeu o terceiro cartão no jogo de ida da semifinal e atuou normalmente no jogo de volta contra o Santos.

PUNIÇÃO EM 2023

Já no Oratório, a questão é de uma punição em 2023. O lateral David Filipe pegou suspensão de quatro jogos na temporada passada, quando era jogador do Santos, mas não cumpriu nenhum. Ele deveria ter cumprido pelo Oratório, o que não aconteceu.

David Felipe foi registrado pelo Oratório em 8 de abril. Foi relacionado no primeiro jogo da semifinal diante do Independente e entrou em campo no jogo de volta.

Em contato com a reportagem da equipe ‘Rever o Lance’, o jogador afirmou que não foi comunicado de sua punição na temporada passada e seguiu a carreira normalmente.

O QUE DIZ O CBJD?

Caso as denúncias se confirmem, Trem e Oratório serão julgados com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz sobre ‘incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta
em situação irregular para participar de partida’.

Quando se trata de pontos corridos, o se faz é tirar os pontos eventualmente conquistados na partida, além de perder outros três pontos e multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

A questão é que as supostas irregularidades foram cometidas nas semifinais, mata-mata. Com isso, o CBJD indica por uma exclusão direta do clube infrator.

“Não sendo possível aplicar-se a regra prevista neste artigo em face da forma de disputa da competição, o infrator será excluído da competição”.

Se isso ocorrer, abriria uma nova dúvida. Independente e Santos, os semifinalistas eliminados, poderiam avançar diretamente à final ou Ypiranga e Santana, quinto e sexto colocados na primeira fase, entrariam nas semifinais.

Confira também: