AMAZONENSE: Manaus vence nos pênaltis e é hexacampeão

Quem perdeu um dos pênaltis do Amazonas foi o lateral Patric, ex-Atlético-MG e Sport

O Placar Ao Vivo do Portal Futebol Interior acompanha todos os jogos da competição

Captura de Tela 2024 04 14 as 21.27.22
Manaus é campeão estadual

Manaus, AM, 14 (AFI) – O Manaus é hexacampeão do Campeonato Amazonense. Em jogo com atraso de mais de 1h por falta de energia no estádio Roberto Simonsen, que não tinha gerador, o Gavião derrotou o Amazonas nos pênaltis, neste domingo, após empate no tempo normal por 1 a 1. Um dos jogadores que desperdiçaram a a cobrança foi Patric, ex-lateral de Atlético-MG e Sport.

Essa foi a decisão de número 108 da história do Campeonato Amazonense, onde o Nacional tem mais títulos, 43,contra 16 do Rio Negro e sete de Fast Club e São Raimundo. O Manaus soma, agora, seis títulos: 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2024. O Amazonas tem um título, conquistado em 2023, quando venceu o Manauara nas finais.

ATRASO POR FALTA DE ENERGIA

A grande final do Amazonense de 2024 teve uma hora de atraso. Isso porque o estádio do Sesi, opção da Federação Amazonense para a decisão, justamente  pelo fato de ter cobertura e iluminação para jogos noturnos, na parte da noite, ficou sem energia devido a um “apagão” em parte da capital Manaus (justamente na região onde fica o local da partida), desde as primeiras horas da tarde. Lembrando que as outras opções para a final, os estádios Ismael Benigno e Carlos Zamith, não tem sistema de iluminação; e a Arena da Amazônia foi usada no fim de semana para um show no fim de semana.


Outro problema foi que o estádio do Sesi não tinha um gerador para receber a partida. Com isso, tanto Manaus quanto Amazonas tiveram de esperar de 18h até 19h para que o problema fosse solucionado. Com isso partida começou  mais de duas horas depois do horário agendado.


ONÇA NA FRENTE!


Como em toda a final, a partida começou com os nervos à “flor da pele” e os times arriscando pouco. Mas o Amazonas foi mais efetivo e logo aos 11 minutos fez 1 a 0. William Barbio recebeu  bom passe em velocidade  de com um leve toque e tirou o goleiro Vinícius, para a alegria do torcedor aurigro no Sesi.


O gol esquentou o jogo e o Gavião saiu com tudo para buscar o empate. Aos 18 minutos o goleiro Edson Mardden defendeu um bom chute de Renanzinho. O time alviverde Manauara chegou com perigo outra vez aos 26 minutos em outro arremate para fora de Ibiapino. O Amazonas voltou ao ataque somente aos 35 minutos com Diego Torres teve uma boa chance mas testou para defesa fácil do goleiro Vinícius.

O Manaus voltou ao ataque aos 41 minutos e Wendel Nery  teve uma ótima chance e praticamente na cara do goleiro do Amazonas isolou a bola. E o primeiro tempo terminou com vitória parcial do Amazonas por 1 a 0.


TUDO IGUAL

O Manaus voltou  da mesma forma que terminou o primeiro tempo: pressionando o Amazonas. Aos quatro minutos, Renanzinho, de cabeça, perdeu outra chance em centro de André Victor; o Amazona tentou aos cinco numa falta de Rafael Tavares, mas Vinicius defendeu. O Manaus seguiu no ataque e aos 16, depois de um cruzmaento de Ibiapino, o ataque manauara isolou.


O jogo esquentou aos 21 com a discussão entre Gutierrez e Rafael Tavares e depois o empurra-empurra se estendeu para os jogadores dos dois times. E o jogo voltou com muitas faltas de lado a lado e muita catimba. Precisando empatar o Manaus bem que tentou pressionar, mas as duas linhas defensivas do Amazonas bloqueavam boa parte de suas tentativas faltando 15 minutos para o fim de final no Sesi. Aos 31 minutos, Jean Torres tentou o chute mas errou o alvo em ataque do Gavião.


De tanto insistir, o Manaus empatou aos 36 minutos com Ibiapina que recebeu bom passe na costa da marcação e na saída do goleiro Edson Mardden, tocou no cantinho, deixando tudo igual no Sesi.

PÊNALTIS

Jô abriu as cobranças e guardou.  Renanzinho, no ângulo, empatou para o Manaus. Fabiano foi o próximo e chutou na trave. Bombado colocou o Manaus à frente do marcador. A bola beliscou o travessão antes de entrar.

Patric deixou o Amazonas em situação delicada. O lateral chutou e parou no goleiro Vinicius. Miliano fez o terceiro do Manaus, Mas Alvariño também fez e deu uma sobrevida para o Amazonas. Vinicius Leandro, no entanto, fez o quarto do Manaus e confirmou o tão sonhado título estadual.

Confira também: