TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Palmeiras defende título e São Paulo abre Brasileirão

O Palmeiras, campeão do ano passado, vai não só defender seu título, mas também a conquista do bicampeonato consecutivo. 

Os grandes favoritos ao título são Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Atlético Mineiro. Mas há outras forças que correm por fora

Brasileirão
Palmeiras entra atrás de outro título. Foto: Cesar Greco - SEP

 

Campinas, SP, 12 (AFI) – O Campeonato Brasileiro versão 2024 começa neste final de semana. Serão dez jogos na rodada, com presença dos vinte melhores clubes do País, numa competição que dará 47,5 milhões de reais ao seu campeão e que, na fórmula atual de disputa, chega a sua vigésima primeira edição (a primeira foi em 2003). O Palmeiras, campeão do ano passado, vai não só defender seu título, mas também a conquista do bicampeonato consecutivo. 

Numa avaliação feita pelos mais importantes jornalistas esportivos do País, os grandes favoritos ao título são Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Atlético Mineiro. Mas há outras forças que correm por fora e que poderão sonhar em chegar lá. Entre os clubes paulistas que vão disputar esse campeonato, São Paulo e Red Bull Bragantino serão os primeiros a entrar em campo.

SÃO PAULO NO MORUMBIS
O Tricolor pega o Fortaleza, no MorumBIS, neste sábado, às 21 horas, enquanto o time de Bragança Paulista, enfrenta o Fluminense, no Rio de Janeiro, no mesmo horário. Além destes dois jogos, outros dois serão disputados neste sábado. Às 18h30, o Internacional encara o Bahia, clube de Rogério Ceni, em Porto Alegre.

Em Criciúma, o time da casa pega o Juventude. Nestes jogos, diria que Inter, Fluminense e São Paulo entram em campo com ligeiro favoritismo, enquanto no jogo de Criciúma, há grande equilíbrio técnico, e não há condição de se indicar um favorito.

FLAMENGO NO SERRA DOURADA

No domingo, mais seis jogos. Às 16 horas, em Goiânia, o Atlético local recebe o Flamengo. Rubro negro carioca é favorito. Em Curitiba, jogam Athletico-PR e Cuiabá. Em casa, o Furacão dificilmente perde. Mas lembro que o Cuiabá tem feito bons jogos e até ganhou pontos fora de casa. Todo cuidado é pouco para o campeão paranaense.

Na Arena de Itaquera, em São Paulo, o Corinthians estreia diante do Atlético Mineiro. A fase do Galo, que ganhou o título mineiro, é excelente. Assim, ou o Timão joga muito ou pode estrear com derrota do Brasileirão 2024. Em São Januário, Rio de Janeiro, o Vasco também pega um adversário difícil, o Grêmio, de Renato Gaúcho. Time por time, o tricolor do sul tem mais qualidade. Que o Vasco se cuide.

DOIS DESACREDITADOS
Às 17 horas, o Cruzeiro, que atravessa péssima fase técnica, enfrenta o Botafogo carioca, que também está em baixa. Tudo pode acontecer. Às 18h30, o Vitória da Bahia recebe o competente Palmeiras, de Abel Ferreira. Acho muito difícil o Verdão perder, mesmo fora de casa. Será um jogo bem disputado, mas no final, acho que dá Palmeiras na cabeça.

A próxima rodada do Brasileiro já será no meio da semana que vem. É porque o calendário brasileiro neste ano está bem apertado. Não só pelo excesso de competições, mas também porque neste ano será disputada a Copa América de Seleções organizada pela Conmebol.  E só como informação: o Brasileirão termina dia 5 de dezembro deste ano. Pelo menos é o que garante sua organizadora, a CBF. Eu já não acredito tanto assim…

PÓS-JOGO
unnamed file 69
Internacional
2 1
unnamed file 452
Bahia
PÓS-JOGO
unnamed file 116
Criciúma
1 1
unnamed file 79
Juventude
PÓS-JOGO
unnamed file 99
Fluminense
2 2
unnamed file 27
Red Bull Bragantino
PÓS-JOGO
unnamed file 1
São Paulo
1 2
fortaleza
Fortaleza
PÓS-JOGO
unnamed file 114
Atlético-GO
1 2
unnamed file 107
Flamengo
PÓS-JOGO
unnamed file 97
Athletico
4 0
unnamed file 562
Cuiabá-MT
PÓS-JOGO
unnamed file 36
Corinthians
0 0
unnamed file 59
Atlético-MG
PÓS-JOGO
unnamed file 78
Vitória-BA
0 1
unnamed file
Palmeiras

Confira também: