BLOG DO ARI

ARIOVALDO IZAC

Parabéns, Velo Clube; enfim novo acesso ao Paulistão

Chegou à final e ao acesso com méritos, mas precisa se organizar para não decepcionar no Paulistão na próxima temporada.

Nada como aprender com os erros de 1979, quando representou Rio Claro na principal competição do futebol paulista, mas naufragou

Série A2 - Paulista
Velo Clube fez a festa com a torcida no final. Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão

BLOG DO ARI


Campinas, SP, 6 (AFI) – Alô cidade de Rio Claro, alô Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense: seja todos bem-vindos ao Paulistão de 2025.

Nada como aprender com os erros de 1979, quando o Velo Clube representou o município na principal competição do futebol paulista, mas naufragou com queda de divisão naquela mesma temporada.

Agora, o empate sem gols contra o Juventus, na tarde deste sábado, no Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro, resultou na explosão de seus torcedores.

O Velo já havia se beneficiado da vitória por 1 a 0 sobre o Juventus, no Estádio da Rua Javari, na semana passada, nesta etapa semifinal da Série A2 do Paulista.

Resta saber quem será o seu adversário na final da competição, que vai sair do confronto entre Portuguesa Santista e Noroeste, na manhã/tarde deste domingo, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos.

No primeiro duelo, travado em Bauru, foi registrado empate. Logo, o vencedor vai disputar o título com o Velo Clube.

UM A MENOS

A imprudência do zagueiro Júlio Vaz, do Velo Clube, poderia ter colocado tudo a perder após entrada violenta sobre o juventino Thiago, no penúltimo minuto dos acréscimos, ainda do primeiro tempo, que resultou em expulsão.

Se o Velo já havia entrado com proposta de cuidados defensivos, foi obrigado a aumentar a vigilância após o intervalo, ao atuar com um homem a menos.

Aí prevaleceu a obediência tática de seus jogadores, para o clube se defender e sustentar o empate sem gols.

Imaginem se o Juventus, clube sem a mínima inspiração ofensiva, surpreendesse?

Pra melhorar a pergunta, como será que ele conseguiu chegar até esta fase semifinal do Paulista da Série A2?

De qualquer forma, as claras limitações técnicas do Velo Clube apontam para a necessidade de o elenco ser recauchutado para o Paulistão de 2025.

Do contrário, será um outro bate e volta, repetição daquela experiência frustrante ocorrida há 45 anos.

PRIMEIRA VEZ

Aquele 16 de setembro de 1979 marcou minha primeira chegada a Rio Claro, para trabalhar, pela Rádio Brasil-Campinas, na vitória do Guarani sobre o Velo Clube por 2 a 1, gols de Capitão e Flavinho, com público de 7.571 pagantes e 1.134 menores.

Pois agora que a aconchegante cidade de Rio Claro atinge população de 201.418 habitantes, segundo informação do IBGE de 2022, o público desta partida contra o Juventus encolheu: 5.509 pagantes.

Em Rio Claro ainda voltei em meados da década de 90, com objetivo de comprar charrete de empresa especializada na fabricação do produto.

Valeu, Rio Claro. Parabéns!