TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Dorival estreia bem, Paquetá dá show e Endrick faz história

Ele não só venceu uma das melhores seleções da Europa, mas também soube como tirar o melhor de cada jogador em pouco tempo de treinamento.

O meia Paquetá, por exemplo, voltou à seleção e fez uma exibição primorosa durante o período em que esteve em campo

Brasil - amistoso - Wembley
Seleção com caras novas e eficiente. Foto: Rafael Ribeiro - CBF

Por SÉRGIO CARVALHO

Campinas, SP, 24 (AFI) – A estreia do técnico Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira não poderia ser melhor. Ele não só venceu uma das melhores seleções da Europa em Londres, mas também soube como tirar o melhor de cada jogador durante os pouco mais de noventa minutos do jogo amistoso disputado em Wembley.

Além do técnico, a seleção teve muitos outros destaques. O meia Paquetá, por exemplo, voltou à seleção depois de algum tempo e fez uma exibição primorosa durante o período em que esteve em campo. Endrick, jovem atacante do Palmeiras, entrou no segundo tempo e foi autor do único gol da partida, que deu a vitória a equipe brasileira. 

Uma vitória merecida sob todos os aspectos. Importante lembrar ainda que, apesar de ter feito apenas quatro treinamentos antes da partida, o Brasil foi melhor que a Inglaterra nos dois tempos de jogo. No primeiro, criou quatro chances claras de gol, mas não conseguiu marcar. No segundo tempo, produziu ainda mais, dominou a partida e, no final, marcou seu merecido gol da vitória. E mais.

Ao contrário do que aconteceu com a seleção quando dirigida por Tite, em duas Copas e com Fernando Diniz, durante as Eliminatórias da Copa, o Brasil jogou sem medo, jogou um futebol eficiente e vistoso e mostrou que a CBF acertou em cheio na escolha do novo treinador da seleção. Ficou provado que era mesmo a vez de Dorival Júnior comandar a verde e amarela.


AVALIAÇÕES INDIVIDUAIS
Numa avaliação do que fizeram os jogadores escalados por Dorival, vamos começar pelo goleiro Bento, que pertence ao Athletico Paranaense. Ele não teve falhas. Jogou bem, pegou o que precisou pegar e soube sair jogando quando isso se fez necessário. Merece hoje ser o titular da seleção.

Nas laterais, Danilo foi bem, mas ainda acho que há laterais melhores no futebol brasileiro. É algo para Dorival pensar. Do outro lado,Wendell deu show. Parecia um veterano. No miolo de zaga, a dupla Fabrício Bruno e Beraldo, fizeram bonito. Não deram chance para a Inglaterra marcar seu gol.

No meio campo João Gomes foi perfeito na marcação e no apoio aos companheiros de setor. Boa atuação. Bruno Guimarães o acompanhou e foi bem tanto na marcação como na armação do jogo. Lucas Paquetá, como disse, foi o melhor do jogo. Raphinha foi o pior do time. Não merece continuar titular. Rodrigo jogou bem como no Real Madrid. Foi ponta e centroavante conforme as necessidades. Vini Júnior deu imenso trabalho aos seus marcadores. Fez ótima exibição e participou da jogada do gol.

Entre os que entraram no segundo tempo, Bremer foi bem no meio da defesa; Douglas Luiz substituiu Bruno Guimarães com competência; Andreas Pereira substituiu Paquetá e deu o passe para o gol brasileiro; Endrick fez o primeiro gol brasileiro no novo estádio de Wembley e colocou seu nome na história do estádio e do futebol do Brasil. Pablo Maia entrou no finalzinho e estreou na seleção do  Brasil.

A Inglaterra jogou melhor no primeiro do que no segundo tempo. Teve maior domínio de bola nesta fase. Errou apenas em insistir nos cruzamentos e não foi feliz nos arremates. Bellingham, que joga no Real Madrid, foi seu melhor jogador. É craque. o estádio de Wembley teve 83 mil torcedores presentes.

BRASIL PEGA A ESPANHA
O Brasil prepara-se agora para seu segundo amistoso seguido nesta curta viagem ao Velho Continente. Dia 26, terça-feira, joga no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, contra a Seleção da Espanha, que vem de derrota por 1 a 0 para a seleção da Colômbia. Contra o Brasil os espanhóis devem entrar em campo com sua força máxima, ao contrário do que fizeram contra a Colômbia. Já o time brasileiro, segundo Dorival Júnior, deve sofrer algumas alterações em todos os seus setores.

Como é jogo amistoso, o técnico brasileiro vai aproveitar para observar mais alguns jogadores que ele convocou para esse rápido tour pela Europa. Apesar do gol, Endrick pode não começar este jogo em Madrid. A definição do time vai acontecer depois do treinamento desta segunda-feira no local da partida. Encerrado o jogo diante da Espanha, jogadores serão liberados e só voltarão a se encontrar pouco antes da Copa América, quando está programado um amistoso contra a Seleção do México.  

Confira também: