BLOG DO ARI

ARIOVALDO IZAC

Blog do Ari: Seleção convence na vitória sobre a Inglaterra

Dorival Júnior foi 'pé quente' ao estrear no comando da Seleção, dando cara diferente à equipe em relação à temporada passada, com Fernando Diniz

O selecionado encarou os ingleses em igualdade de condições e criou chances reais para marcar, convertendo uma delas em jogada de Vini Jr

Seleção Brasileira - Wembley - 2024
Dorival Júnior, à direita, e sua comissão em Wembley. Foto: Rafael Ribeiro- CBF

Campinas, SP, 23 (AFI) – De certo parcela significativa de torcedores brasileiros já estava com a língua afiada para críticas à Seleção Brasileira, mas teve que se render à surpreendente atuação na vitória sobre a Inglaterra por 1 a 0, em pleno Estádio Wembley, com mais de 83 mil pessoas, na tarde deste sábado, no horário brasileiro.

O treinador Dorival Júnior foi ‘pé quente’ ao estrear no comando da Seleção, dando cara diferente à equipe em relação à temporada passada, no período que Fernando Diniz o antecedeu.

O selecionado encarou a Inglaterra em igualdade de condições e criou chances reais para marcar, convertendo uma delas em bola lançada para o atacante Vini Júnior, rebote do goleiro inglês e o garoto Endrick, que acompanhava a jogada, pegou a sobra e converteu.

O trabalho de organização de jogadas da peça ofensiva brasileira deixou impressão favorável, assim como a sustentação na cabeça da área, proporcionada pelos volantes João Gomes e Bruno Guimarães.

Seleção Brasileira - 2024
Seleção com novidades e com eficiência. Foto: Rafael Ribeiro – CBF

BOLA ALTA

Se é que serve de reparo no time brasileiro, fica restrito na bola aérea defensiva.

Não que atribua-se falhas aos atletas do compartimento.

Nos lances ofensivos de bola parada dos ingleses, os zagueiros deles se projetaram à área brasileira, e ficou nítido que, apesar da recomposição, atacantes brasileiros – todos de estatura mediana – perderam a maioria das disputas pelo alto, mas, por sorte, nos cabeceios, as bolas não tiveram a direção do gol.

REFLEXO RÁPIDO

O futebol moderno praticado pela Inglaterra e principais selecionados europeus mostra atletas com reflexos rápidos para sequência das jogadas.

Diferentemente de clubes brasileiros, em que jogadores ‘penteiam’ a bola, os ingleses definem o passe em questão de segundos, o que implica em rápida profundidade da equipe.

Confira também: