TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho: Palmeiras é favorito diante da Ponte Preta

Para comprovar a superioridade do Verdão, basta ver os números dos dois clubes na fase de grupos. Confira a expectativa para a rodada de quartas.

Chega ao ponto de um empate que a Macaca venha a conseguir no tempo jornal de jogo, já será considerada uma tremenda zebra

Paulistão - 2024
Iago Dias é uma esperança da Ponte Preta. Foto: Marcos Ribolli - Ponte Press

Campinas, SP, 15 (AFI) – As quartas-de-final do Paulistão 2024 começam neste sábado, dia 16 de março, às 18 horas, quando o Palmeiras enfrenta a Ponte Preta, de Campinas, na Arena Barueri, em Barueri. Um jogo em que o time de Abel Ferreira aparece como favorito absoluto, ao ponto de um empate que a Macaca venha a conseguir no tempo jornal de jogo, já será considerada uma tremenda zebra, mesmo que depois disso o Verdão consiga a classificação para as finais, na cobrança de pênaltis.

Para comprovar a superioridade do Verdão, vamos aos números dos dois clubes na fase de grupos do campeonato, que terminou no último final de semana. O Palmeiras disputou 12 jogos, venceu 8 e empatou 4. Não perdeu nenhum (é o único invicto do campeonato). Já a Ponte Preta, em 12 jogos, venceu apenas 4, empatou outros 5 e perdeu 3. O Palmeiras marcou 20 gols e sofreu 9. Saldo de 5 gols. A Macaca marcou 15 gols e sofreu 11. Saldo de 5 gols.

Ou seja: diante da frieza destes números fica evidente que o Palmeiras é muitas vezes superior à Ponte Preta. Em razão disso, só um desastre completo vai tirar a vaga do time de Abel Ferreira nas semifinais do campeonato.

RED BULL BRAGANTINO É MELHOR

Os outros três jogos das quartas, serão disputados no domingo. Às 16 horas, o Red Bull Bragantino encara a Inter, de Limeira, em Bragança Paulista, estádio Nabi Abi Chedid. Em casa, acreditamos numa vitória do Red, que fez campanha superior a da Inter, durante a primeira fase do campeonato.

Em doze jogos disputados, o time de Bragança ganhou 6, empatou 3 e perdeu 3. Marcou 13 gols e sofreu 9. Saldo de 4 gols. A Inter ganhou 5 jogos, empatou 2 e perdeu 5. Marcou 17 gols e sofreu 15. Saldo de apenas 2 gols. Os números comprovam aqui também a superioridade do time de Bragança, que na classificação geral da primeira fase foi o quarto colocado do campeonato.

SÃO PAULO TEM PEDREIRA
Às 18 horas, no Morumbi, o São Paulo recebe o bom time do Novorizontino. Este é um dos jogos mais equilibrados das quartas. Se o jogo fosse em Novo Horizonte, não teria dúvidas em apontar o time da casa como favorito. Mas como é no Morumbi, as coisas mudam um pouco.

O estádio estará superlotado com a presença de uma torcida fanática que vai empurrar seu time. Ainda assim, o time de Thiago Carpini vai ter que rebolar para garantir sua vaga nas semifinais. Se der Novorizontino, eu não vou me surpreender.

Números: São Paulo ganhou 6 jogos em 12 disputados. Empatou 4 e perdeu 2. Marcou 20 gols e sofreu 12. Saldo positivo de 8 gols. O Novorizontino ganhou 6 jogos, empatou 4 e perdeu 2. Marcou 16 gols e sofreu 10. Saldo positivo de 6 gols.

SANTOS É FAVORITAÇO

O quarto jogo desta fase do campeonato será às 20h15, de domingo, na Vila Belmiro, entre Santos e Portuguesa. A diferença técnica entre o clube da casa e o  visitante é enorme. Por isso, aposto numa vitória tranquila do Peixe, que é mesmo muito melhor que seu adversário deste domingo.

O Santos, como os outros, também jogou 12 vezes. Ganhou 8, empatou 1 e perdeu 3. Marcou 18 gols e sofreu 11. Saldo positivo de 7 gols. Já a Portuguesa venceu apenas 3 jogos, empatou  1 e perdeu 8. Péssima campanha. Poderá ser goleada pelo Santos que tem um  bom ataque.

PAULISTÃO NA RETA FINAL
Nestes quatro jogos que relacionamos acima, quem vencer estará automaticamente classificado para as semifinais, que serão disputadas no dia 27 de março. Em caso de empate durante o tempo normal dos jogos deste final de semana, a decisão irá para os pênaltis. As finais serão em dois jogos, disputados nos dias 31 de março e 7 de abril. O primeiro jogo será na casa do time com pior campanha. O segundo e decisivo, será no estádio da equipe com melhor campanha em todo o campeonato. 

A princípio, vejo o Palmeiras como melhor time do campeonato e, por isso mesmo, o aponto como favorito ao título. No  caso de ganhar este Paulistão, o Verdão chegará a três conquistas consecutivas sob o comando do mesmo treinador, Abel Ferreira. Prova da competência deste técnico que já é também um dos melhores treinadores que o Verdão já teve em todos os tempos.