Segundona: Aproveitamento defensivo impulsiona times na luta pelo acesso

Na terceira fase, os 16 times classificados formam grupos com quatro integrantes e se enfrentam em jogos de ida e volta

Entre os clubes classificados, cinco ficaram marcados pela qualidade defensiva, tomando poucos gols nas duas primeiras fases da competição

Ska Brasil tem defesa menos vazada da Segundona (Foto: Vitor Ricci/Ska Brasil)
Ska Brasil tem defesa menos vazada da Segundona (Foto: Vitor Ricci/Ska Brasil)

São Paulo, SP, 25 (AFI) – Depois de duas fases muito disputadas, 16 times garantiram uma vaga no terceiro grupo da Segundona de 2023, divisão de acesso para a Série A3 do Campeonato Paulista da próxima temporada.

Entre as equipes que se classificaram, cinco ficaram marcadas pela boa qualidade defensiva, tomando poucos gols nas duas primeiras fases da competição estadual e garantindo boas campanhas durante todo o campeonato.

Ska Brasil tem defesa menos vazada da Segundona (Foto: Vitor Ricci/Ska Brasil)
Ska Brasil tem defesa menos vazada da Segundona (Foto: Vitor Ricci/Ska Brasil)

FORÇA DEFENSIVA

Com apenas seis gols tomados em toda a Segundona, o Ska Brasil passou na primeira colocação da fase inicial sendo vazado apenas cinco vezes. O desempenho, que já era bom, só melhorou na sequência do campeonato. Na segunda fase, a classificação aconteceu após nova liderança e apenas um gol sofrido no Grupo 10, enfrentando Catanduva, Independente e Guarulhos.

Na segunda colocação no quesito defesas menos vazadas aparecem Penapolense e São-Carlense, empatadas com sete gols sofridos cada. Líder geral na classificação da primeira fase, o clube de Penápolis sofreu apenas cinco gols na ocasião. O time de São Carlos avançou com a mesma marca. O empate permaneceu também após as confirmações das vagas para a terceira fase.

Com nove gols sofridos nas primeiras 16 partidas da Segundona, Vocem e XV de Jaú também estão empatados entre as defesas menos vazadas. Na primeira fase, o Vila Operária foi um dos destaques da competição após classificação em segundo e apenas seis gols sofridos, já o XV, foi vazado em oito oportunidades no começo do torneio.

Após a classificação, os dois clubes mantiveram o desempenho. O Vocem confirmou vaga na terceira fase com uma campanha sólida, sofrendo apenas três gols em seis partidas, enquanto o XV melhorou o número e passou na primeira colocação geral, com 100% de aproveitamento e um gol contra.

SEQUÊNCIA DA SEGUNDONA

Na terceira fase, os 16 times classificados formam grupos com quatro integrantes e se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo garantem a classificação para as quartas de final e a sobrevivência na competição.

Confira também: