Série B: Ponte Preta ganha força física e se destaca taticamente

A Ponte Preta tem se destacado na Série B do Campeonato Brasileiro pela marcação adiantada, por sua eficiência nas finalizações e também por conta da boa performance defensiva

Neste momento, é a preparação física para os jogadores da Ponte Preta tem feito a diferença. Tanto que recebeu elogios do técnico Hélio dos Anjos

Hélio dos Anjos, técnico da Ponte Preta
Hélio dos Anjos, técnico da Ponte Preta. (Foto: Diego Almeida/PontePress)

Campinas, SP, 2 (AFI) – A Ponte Preta tem se destacado na Série B do Campeonato Brasileiro pela marcação adiantada, por sua eficiência nas finalizações e também por conta da boa performance defensiva. Mas, além desse conjunto, tem mostrado força em campo porque não lhe “falta gás”.

Neste momento, é a preparação física que tem feito a diferença. Tanto que recebeu elogios do treinador Hélio dos Anjos depois da vitória sobre o Bahia, por 2 a 0, a milésima da história do Estádio Moisés Lucarelli, em que a Macaca entrou para a primeira página da tabela de classificação.

“Às vezes, eu preciso até segurar um pouco a intensidade dos meninos nos treinamentos. É muita vontade e garra”, relatou, durante a entrevista coletiva.

Hélio dos Anjos, técnico da Ponte Preta
Hélio dos Anjos e Anderson Nicolau, preparador físico. (Foto: Diego Almeida/PontePress)

EXCELENTE PROFISSIONAIS

Para o preparador Anderson Nicolau, o comandante não exagerou, segundo ele, a Ponte Preta tem a felicidade de estar cercada de excelentes profissionais.

“O futebol como um todo mudou e, cada vez mais, a preparação física tem sido colocada em evidência. Além dos atletas comprarem a ideia, temos a parte principal que é o ‘professor’ Hélio dos Anjos que também aderiu e tem cobrado bastante”, disse.

Nicolau lembra que num passado não muito distante, as demandas físicas de uma equipe eram tratadas de forma isolada. “Hoje, temos visto que todas variáveis precisam estar integradas ao grupo. Fazemos avaliações diárias de todos os atletas. Antes, eram feitas em períodos de três a quatro meses”, ressalta.

PONTE PRETA EQUILIBRADA

Para o profissional, que já trabalhou em clubes fora do Brasil, o objetivo maior de um time é encontrar o equilíbrio de força e desenvolvimento.

“Equilibrar todos atletas nas mesmas condições é nossa maior dificuldade porque são pessoas diferentes em estágios que não podem ficar diferentes”, explica.

TIME TITULAR SE RECUPERANDO

Segundo o preparador, o time titular iniciou a recuperação física logo depois da partida, ainda no vestiário do Majestoso.

“Recuperar não é ficar em casa com os pés para cima. Para o atleta que vem jogando, temos preocupação maior com a possibilidade de lesões. Quanto aos que não viajam com o time normalmente, a gente procura realizar um trabalho diferenciado. O propósito é que todos tenhas as mesmas cargas de trabalho, jogando ou não”, completa.

Confira também: