Festa do Galo foi maravilhosa e cheia de emoção !

Apesar dos anos e anos de experiência, confesso que me emocionei com a festa no Mineirão

Galo tem uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do futebol brasileiro

51725901272 19cc08524a c e1638823742596
Heróis do Galo no Brasileiro

Campinas, SP, 6 (AFI) – Galo campeão. Sou um jornalista esportivo veterano que procura analisar cada assunto com o máximo de independência, mais com a razão do que com a emoção. Não misturo meu clube de coração com aqueles que elogio ou critico em meus comentários.

Mas confesso que apesar dos anos e anos de experiência fiquei emocionado com a festa da torcida do Atlético Mineiro antes, durante e depois do jogo contra o Bragantino, na tarde do último domingo, quando efetivamente o Galo pôde levantar sua taça de campeão, já que atingiu um número de pontos ganhos que não permite a seus concorrentes alcançá-lo nos jogos que ainda faltam para o final do campeonato.

Sempre achei que o Atlético tem uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do futebol brasileiro. Ela ama de fato seu clube e, não por acaso, soube como comemorar o segundo título brasileiro da sua história. Foi fantástico, algo que tocou forte o coração de quem assistiu à distância ou dentro do estádio. Imagino aqueles que estavam ali, na arquibancada do Mineirão e que puderam assistir todo aquele maravilhoso espetáculo.

TÍTULO MERECIDO

Foi um título mais do que justo. O Atlético jogou muito e superou com competência boa parte de seus adversários. Seu futebol foi eficiente e, em alguns momentos, muito bom de ser visto. Time que teve sempre uma boa defesa mas também soube como criar suas jogadas de ataque. Do goleiro ao ponta esquerda, todos se destacaram pelo futebol eficiente e pela dedicação em campo.


Foi um time que provou que era superior a seus rivais em todos os sentidos, física, técnica e taticamente. Os números de sua campanha provam isso. Foram 37 jogos disputados, com 26 vitórias, 6 empates e apenas 5 derrotas. Seu ataque marcou 64 gols (segundo melhor do campeonato) e sua defesa sofreu apenas 30 (a menos vazada do Brasileirão 2021).

Seu saldo de gols também foi excelente. Foram 34 gols na diferença entre gols feitos e gols sofridos. Até o artilheiro do Brasileiro é do Atlético: Hulk, que foi decisivo para o título, marcou 17 gols e surpreendeu muita gente que não acreditava nele por já ser um atleta veterano.

COMANDO CERTO

Se fosse dar destaques, teria que enumerar vários jogadores do Galo neste texto. Mas prefiro enaltecer o extraordinário trabalho do técnico Cuca, que parece ter nascido para dirigir o Atlético. Foi uma direção segura, eficiente e competente.

Mesmo com muitas feras do futebol brasileiro e sul-americano, Cuca jamais perdeu o pulso ou o comando sobre o elenco. Não houve problemas de vedetismo ou de indisciplina. Cuca foi sempre respeitado e suas decisões foram aceitas. Paralelamente, a diretoria deu ao treinador todo o respaldo que ele precisava.

Pagou a todos em dia, sem deixar que salários ou premiação atrasassem, investiu no conforto dos atletas colocando-os em bons hoteis com viagens sempre de avião e valorizou a presença de cada um mesmo os menos famosos, para evitar que ciumeiras ou concorrências indesejáveis surgissem dentro do elenco.

Pena que a pandemia tenha atrapalhado a presença dos torcedores durante um bom tempo. Mas quando eles puderam voltar às arquibancadas do Mineirão, foi uma festa atrás da outra. Até que, no último domingo, o merecido título foi comemorado .

COPA DO BRASIL

Mas o Atlético ainda não cumpriu todo o seu calendário. Terá mais uma decisão pela frente no próximo domingo, dia 12, as 17h30, no Mineirão, contra o Athletico Paranaense. Será o primeiro jogo das finais da Copa do Brasil. Em tese, por ter um elenco mais qualificado, o Galo vai entrar nesta briga com ligeiro favoritismo.

Mas é bom não exagerar. O Athletico do Paraná tem um bom time, um ótimo treinador e o jogo final será em Curitiba, o que favorece o chamado Furacão coritibano. Enfim, será outra grande final que promete levar muita gente aos estádios onde os jogos serão disputados e muita gente para a frente da tv, porque os dois jogos serão televisionados.

Só espero que, como aconteceu nos jogos decisivos do Atlético Mineiro, não haja erro ou interferência da arbitragem. Que o título seja conquistado pelo que produzir melhor futebol e for mais objetivo. Será a final ideal para o calendário 2021 do futebol brasileiro.

Dois gigantes frente a frente, e estádios cheios num mês bastante festivo, já que estaremos muito próximos do Natal. Que os dois Atléticos justifiquem essa euforia toda que envolve essa decisão que promete ser inesquecível. Não deixem de vê-la.  

Confira também: