Por Fabrício Junqueira - Um Brasileirão sem um grande favorito...

O campeonato deste ano começa com tudo em aberto, tendo pelo menos cinco clubes com condições de buscar o titulo

O campeonato deste ano começa com tudo em aberto, tendo pelo menos cinco clubes com condições de buscar o titulo

Por FABRÍCIO JUNQUEIRA

Diferente do que foi no ano passado, quando o campeonato começou já com um favorito bem claro (Flamengo), o certame deste ano começa com tudo em aberto, tendo pelo menos cinco clubes com condições de buscar o titulo.

Já fico imaginando meus amigos rubro-negros lendo esse paragrafo inicial e tendo um ataque de nervos, perguntando, mas como assim o Mengão não é o grande favorito?!

Não, não é!

A saída de Gerson, as convocações de seleção, a baixa produtividade atual de alguns jogadores pontuais, as falhas constantes no sistema defensivo e a instabilidade que vive o até agora

Palmeiras tem grandes jogadores

Palmeiras tem grandes jogadores

campeoníssimo Rogério Ceni faz do atual bicampeão uma equipe que pode ser batida, seja pelo seu principal adversário das últimas temporadas, o Palmeiras, ou por outras equipes que devem brigar por título, o Atlético Mineiro, São Paulo e Grêmio.

ESPERA DE QUEDA ?
A equipe carioca parece que vive atualmente na espera que seu atual treinador caia a qualquer momento para poder anunciar Renato Gaúcho o quanto antes, e isso, em um torneio de pontos corridos pode ser decisivo.

Basta lembrar como foi equilibrada a edição do ano passado, com o Internacional quase roubando o doce da boca flamenguista na reta final… Na verdade, quem perdeu o doce foi o time gaúcho, naquela derrota pro Sport e no empate com o morto Corinthians na última rodada.

COMPLETO E CONSISTENTE
Do outro lado da moeda, o Palmeiras (que mesmo com os fracassos nas últimas decisões) tem na figura do português Abel Ferreira a estabilidade que anda longe do Rio de Janeiro e um elenco bem completo e consistente.

Um Deyverson, por exemplo, que ninguém sabe se será ou não aproveitado no Verdão, seria titular de quase todos os times da competição.

Crespo: maestro do São Paulo

Crespo: maestro do São Paulo

GALO E SÃO PAULO
O Galo tem Cuca que conhece o clube e os caminhos desta campeonato (foi campeão pelo Palmeiras em, 2016) e um elenco bem forte, um time quase milionário, dono da atual melhor campanha na Libertadores e que mesmo assim ainda não empolgou seu torcedor.

Já o São Paulo que renasceu das cinzas após o fim do jejum de nove anos sem conquistas e viu o técnico Hernán Crespo cair como uma luva no Morumbi (sempre respaldado por Muricy Ramalho), com um time muito rápido e sólido em seus sistema defensivo, deve chegar forte neste Brasileiro.

CORRENDO POR FORA
Equipes como Internacional, Atlético Paranaense Red Bull Bragantino e Fluminense podem até correr por fora, mas bem fora, não devem incomodar o quinteto de cima. Corinthians e Santos não devem empolgar seus torcedores nesta edição.

Fluminense correr por fora

Fluminense correr por fora

O América do “Lisca Doido” pode ser uma agradável surpresa, assim como o Fortaleza. Bahia e Ceará não empolgam seus torcedores e precisam ficar atentos com a turma de baixo, equipes que devem brigar contra a degola como o Sport, Cuiabá, Atlético Goianiense, Chapecoense e Juventude.

E você, o que acha do Brasileirão que começa no próximo fim de semana? Já fez suas apostas, já armou seu time do Cartola? Concorda ou discorda deste texto?

Pode comentar, só não vale xingar a mãe… ( a minha e a dos outros)