Guilherme Costa e Allan do Carmo obtêm vaga no Pré-Olímpico de maratona aquática

A prova de 10 km foi realizada na Reserva Santa Rita da Lagoa Azul e teve os 5 km liderados por Allan do Carmo

A prova de 10 km foi realizada na Reserva Santa Rita da Lagoa Azul e teve os 5 km liderados por Allan do Carmo

0002050536782 img

Campinas, SP, 20 – Guilherme Costa e Allan do Carmo serão os representantes do Brasil no Pré-Olímpico de Maratonas Aquáticas. Na seletiva brasileira, realizada neste sábado, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, ficaram definidos os nomes que tentarão a última vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A prova de 10 km foi realizada na Reserva Santa Rita da Lagoa Azul e teve os 5 km liderados por Allan do Carmo. No complemento dos 7,5 km, Diogo Villarinho assumiu a ponta e deixou a decisão para última volta de 2,5 km. No sprint final, Guilherme Costa, conhecido como Cachorrão, disparou e venceu a disputa, surpreendendo os adversários mais experientes da maratona aquática.

Guilherme Costa concluiu o percurso em 1h46min39. Allan do Carmo, de 31 anos, ficou em segundo lugar, e também vai tentar a vaga na prova de qualificação olímpica que vai ser disputada em maio. Diogo Vilarinho terminou em terceiro lugar.

Guilherme Costa foi muito bem na etapa deste sábado

Guilherme Costa foi muito bem na etapa deste sábado

O anúncio do resultado oficial demorou porque houve um protesto contra Guilherme Costa, que foi acusado de ter tomado impulso para voltar à corrida, o que não é permitido. A arbitragem analisou a reclamação e decidiu manter o resultado.

A maratona aquática tem apenas Ana Marcela Cunha com vaga garantida nos Jogos Olímpicos. Os dois primeiros colocados da seletiva deste sábado são a esperança masculina do Brasil para ter mais um representante em Tóquio. O Pré-Olímpico masculino será disputado no dia 30 de maio, em Fukuoka, no Japão.