Sérgio Carvalho: Atlético Mineiro esquece técnica e ganha a Copa na raça
Mais uma vez o time se superou na raça e amor à camisa e com o apoio de uma torcida apaixonada
Na primeira fase da Libertadores até que o Galo mineiro mostrou um futebol objetivo e de qualidade. Mas a partir dos mata-matas, a qualidade caiu e ficou apenas a garra e a vontade de vencer, que sobrou nos jogadores atleticanos.
Na primeira fase da Libertadores até que o Galo mineiro mostrou um futebol objetivo e de qualidade. Mas a partir dos mata-matas, a qualidade caiu e ficou apenas a garra e a vontade de vencer, que sobrou nos jogadores atleticanos. Ainda assim, o Atlético é o campeão de direito desta Copa, pois cumpriu tudo o que dele se esperava dentro de campo.

Mas seu futebol não encantou como em outras ocasiões. Tanto que nas últimas decisões, o único grande destaque foi mesmo o goleiro Vitor, que mostrou ser um exímio defensor de pênaltis. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, negou fogo no jogo contra o Olimpia lá no Paraguai. E mesmo no jogo final no Mineirão não chegou a luzir como em outras oportunidades.
Os outros jogadores seguiram o mesmo caminho. Suaram sangue dentro de campo, mas, tecnicamente, não brilharam como poderiam. De qualquer maneira, foi um título válido que super valoriza a história do Galo Mineiro.
Aproveito para parabenizar a diretoria, que trabalhou bem ao montar um time guerreiro e forte, o técnico Cuca e sua comissão técnica que dentro do possivel, fizeram tudo que era necessário para o time chegar ao título, e os jogadores que passaram por todo tipo de pressão, mas souberam como chegar ào final da grande decisão como campeões.
Principal destaque neste título, como disse foi o goleiro Vitor. Depois vem Ronaldinho, Jô, Diego Tardelli e Bernard. Os outros foram bons coadjuvantes. O Atlético tem um bom time, não um supertime. É como o Corinthians ou o Fluminense, que foram campeões no ano passado.
O Timão ganhou a Libertadores e o Mundial e o Flu foi campeão brasileiro. Neste ano, o Atlético terá o desafio de tentar ser campeão do mundo. Missão muito dificil, mesmo porque, o adversário será o Bayern, da Alemanha, que tem muito mais time que o Galo. Mas como em futebol tudo acontece, quem sabe no final deste ano o Atlético não repete o Corinthians e também conquista o titulo mundial em cima de um europeu? Seria maravilhoso, concordam?
C * U * R * T * A * S

* FANTÁSTICA a festa feita pela torcida do Atlético ao final do jogo contra o Olimpia. Foi de arrepiar. O Mineirão tremeu. E mais. Foi muito bom que o jogo tenha sido realizado naquele estádio. Assim, muito mais atleticanos puderam ver seu time ser campeão. A Conmebol acertou na escolha do local.
* FICOU provado que o técnico Cuca está muito bem de sistema cardio-vascular. Ele sofreu horrores nos últimos jogos e aguentou firme. E mais. Comprovou que a fé remove montanhas. Foi assim que Cuca encarou os jogos decisivos. Se apegou a sua Santa e acreditou até o fim na conquista.
* ALIAS, não entendo porque havia tanta cobrança em cima do Cuca. Ele já provou mais de uma vez que é mesmo um grande treinador. Com esse título atingiu o status que merecia. E ganhou moral para ainda neste ano ganhar outros títulos. Torcida do Galo certamente terá um ano de muitas alegrias.
* OUVI dizer que o presidente do Atlético vai mesmo vender Bernard. Eu sou contra. Deveriam segurar o jovem jogador até o final do ano para disputar o mundial. Depois pode vender. Se venderem antes, não vão achar outro atleta com tanta vitalidade e qualidade quanto esse jovem atacante mineiro.
* O SÃO PAULO perdeu mais uma dentro do Morumbi. Desta vez para o Inter, de Porto Alegre. Uma derrota que até pode não ter sido justa, mas que enterra um pouco mais o clube de Juvenal Juvencio. Agora o São Paulo está com tres jogos a mais que a Ponte, a primeira da zona de rebaixamento.

* ENTRE os jogadores que participaram do jogo, Lúcio mais uma vez foi desastroso. Pior que ele foi Ganso, que não jogou nada. Jadson esteve confuso. Luis Fabiano se esforçou mas jogou pouco. Saiu lesionado. Denilson, Fabiano e Aloisio não enfrentam o Corinthians. Ficou com pena de Paulo Autuori.
* DISSE outro dia que a cada dois jogos, Rogério Ceni comete um erro. O gol do Inter, prá mim, foi falha do Rogério que fez golpe de vista. Ou seja: Ceni não é mais o mesmo. Está em queda. Precisava se preservar. Devia acertar com Autuori só jogar aos domingos, por exemplo. Seria uma saída.
* INTEGRANTES da Gaviões que estavam presos na Bolivia já estão voltando ao Brasil. O Corinthians fez uma doação aos familiares do garoto morto e tudo se resolveu. A agonia daqueles torcedores acabou. Mas a Gaviões continua igual. Após o clássico contra o São Paul,voltou a brigar com a PM.

* ESTIVE com a familia de Chicão, ex-Ponte e São Paulo, entre outros clubes e Seleção. O impacto negativo de sua morte ainda está muito presente na sua família. Esposa e filhos procuram se manter equilibrados, mas ao falar nele, a vontade é chorar. Convivi com eles e me emocionei com o que vi.
* A ESPOSA de Chicão ainda mora na mesma casa. A casa lembra em tudo o famoso volante do Tricolor paulista. Por isso ela resolveu mudar-se para outra casa, onde ela e os filhos e até um netinho (que Chicão não conheceu), vão morar mais tranquilos. Chicão era excelente pai e ser humano.
* E MAIS. Ele soube guardar. Sua familia está bem e não passa por dificuldades. Um exemplo para outros atletas que se esquecem do futuro e acabam ficando em situação muito dificil quando encerram suas carreiras. É o caso, por exemplo, de Dorval, ex-ponta direita daquele grande time do Santos.
* TAMBÉM conheci Russo, que diz ter cobrado um escanteio e ter feito o gol de cabeça sem que nenhum outro jogador tocasse na bola. Algo que muita gente contesta mas que ele confirma com muita convicção. Tudo isso vai sair no livro do Centenário do XV que a B2 Comunicações produz.

* ASSESSORIA de Afanazio Jazadi me ligou. Queriam foto para um livro que vai sair com a história desse velho companheiro de imprensa. A história de Afanazio é rica em detalhes. Deve sair um bom livro. Quando sair, gostaria de ser um dos primeiros a ler. Na oportunidade, informo meus leitores.
* UMA das histórias interessantes foi batizar a estação Tietê do Metrô paulista, com o nome da Portuguesa. Uma homenagem justa à simpatica Lusa.
* A IDÉIA de dar o nome da lusa àquela estação, surgiu num papo de amigos que tenho na Lusa. Eles reclamavam que o Corinthians e o Palmeiras já tinham sido homenageados pelo Metrô e que o São Paulo seria futuramente. Só faltava dar uma colher de chá para a velha Lusa do Canindé.
* FOI quando resolvi ligar para o amigo Afanázio que estava na Assembléia e lhe contei o fato. Afanázio não teve dúvidas. Disse que formataria um projeto de lei na Assembleia e definiria a estação Tietê, do Metrô, como estação Portuguesa-Tietê. Em curto espaço de tempo o projeto foi aprovado.
* SEMANAS depois da aprovação, houve um ato oficial na referida estação que passou a se chamar Portuguesa-Tietê. Alegria para a coletividade lusitana e também para eu e o Afanázio, que ficamos felizes por atender um clube tão querido e simpático quanto a Portuguesa. Valeu à pena.
* PALMEIRAS pode perder 4 milhões e meio de reais por causa do jogador Leandro. O contrato entre o Verdão e o Gremio prevê isso caso o clube paulista resolva renovar o contrato do jogador por mais um ano. Independente disso, acho que o Verdão deve renovar pois Leandro é bom.

* TORCIDA Independente do São Paulo, uma das Uniformizadas paulista que quase só tem marginais, tem dado apoio sistemático ao superado Juvenal Juvencio, presidente do Tricolor. Lamentável. A unica explicação seria a versão que corre por aí, de que a Independente foi comprada por Juvenal.
* E QUEM é comprado não merece crédito com ninguém. É uma Torcida que já tem péssima imagem e que, com o fato de apoiar um presidente superado como Juvenal, cai ainda mais no conceito de todos. Uma torcida séria não apoiaria Juvenal. Afinal, é o presidente que enterra o Tricolor.
* QUERO ver o que esses marginais vão falar quando o São Paulo cair de divisão pela primeira vez na sua história. Por que, para quem olha a tabela de classificação e vê a péssima campanha tricolor, só pode imaginar que, se não reagir em curtissimo espaço de tempo, o Tricolor vai ser rebaixado.
* A IDEIA de contratar Pintado para administrar o departamento de futebol do São Paulo é inteligente. Trata-se de um profissional da área e que tem tudo para dar certo. Muito melhor que os Adalberto Baptista da vida. O Corinthians já tem um profissional da bola nessa função: o ex volante Edu.

* ADALBERTO Baptista pediu demissão do cargo de diretor de futebol do São Paulo. Uma grande noticia. Ele é muito ruim. Agora vamos ver se Juvenal faz algo novo e contrata um profissional para ocupar o cargo. Pintado, que cito acima, seria uma boa pedida. Afinal, ele conhece o Tricolor por dentro.
* MORREU Djalma Santos aos oitenta e quatro anos. Lamento. Foi um dos melhores laterais direito que vi jogar. Acho até que foi o melhor. Logo depois dele, diria que o melhor foi Carlos Alberto Torres. Além de craque, Djalma teve uma vida correta, tranquila. Ele está na história do futebol brasileiro.
* QUERO cumprimentar meus amigos Elcio Paiola e Artur Eugênio Mathias, diretores do Futebol Interior. Onde vou (e tenho viajado muito por esse interior), todo mundo fala bem do nosso site. É impressionante. Tudo o que a gente escreve, repercute. Fantástico. É mesmo o melhor site esportivo do País. Sem modéstia.
* DE SORDI, que foi lateral do São Paulo e Seleção Brasileira, está com Mal de Alzaihmer. Noticia triste. De Sordi foi um grande lateral e nasceu para o futebol em Piracicaba. Hoje mora no interior onde tem muitos amigos. Agora chegou essa maldita doença para importuna-lo. Minha solidariedade a ele.

* BRASILEIRÃO da Série A continua neste final de semana. Sábado, tes jogos serão disputados: Vasco x Criciuma, Portuguesa de Desportos x Atlético Paranaense e Ponte Preta x Santos. Time de Roberto Dinamite está em fase ascensional e pode vencer bem o clube catariense. Mas vai ser brigado.
* LUSA e Atlético do Paraná atravessam fase não muito boa. Por isso, fica difícil indicar um vencedor. Mas como joga em casa, a Lusa certamente leva alguma vantagem. Quanto a Ponte e Santos, a Macaca está em pior situação. Peixão passa por ótimo momento e entra em campo como favorito.
* NO DOMINGO sete jogos. O principal deles para a torcida paulista será disputado na capital de São Paulo. Falamos do clássico Corinthians x São Paulo. Jogo será no Pacaembu. Nos ultimos confrontos só deu Timão. O Tricolor treme quando encara o time da fiel. Parece até um complexo.
* ALIAS, eu diria que o Corinthians neste domingo vai enfrentar o seu maior fregues. É incrivel como os jogadores do Tricolor se apequenam diante do Timão. Será que neste jogo vai se repetir esse fenômeno? Acho que sim, mesmo porque o time de Paulo Autuori não tem jogado nada. É um lixo.

* OUTROS jogos do domingo. o Grêmio encara o Flu em casa e como favorito. O Náutico recebe o Inter que é muito melhor. Colorado deve fica com os tres pontos. Cruzeiro e Atlético fazem clássico no Mineirão. Aposto no Cruzeiro, porque o Galo ainda está festejando a conquista da Libertadores.
* O FLAMENGO tem clássico contra o Botafogo que está em grande fase. Em tese, o Bota é favorito, mas como em clássico tudo acontece, melhor esperar. O Bahia enfrenta o Goias. Os dois atravessam bom momento. Tudo pode acontecer. O Coritiba é favorito diante do bom time do Vitória.
* O PALMEIRAS tem jogo pela Série B. Enfrenta o Guaratinguetá no sábado, lá em Guará. Pelo que vem jogando, acredito muito em vitória do Verdão. Acho que ele embalou de vez, apesar de respeitar o Guará que começou a reagir no campeonato. Mas, mesmo fora, acho que o Palmeiras ganha.





































































































































